Ex-PM condenado por estupro e extorsão mediante sequestro é preso após condenação judicial

Condenados chegaram a gravar a violência sexual e ameaçaram as vítimas

Um dos quatro ex-policiais militares condenados por estupro e extorsão mediante sequestro por um crime cometido em 2015, em Salvador, foi preso na quinta-feira (28), no bairro da Curuzu, na capital baiana. O detido foi identificado como Sergio Luiz Batista Sant’anna.

LIDERANÇA! Pesquisa aponta aprovação de 97,2% do prefeito Kley Lima em Coração de Maria

Segundo apuração, o ex-PM foi encaminhado para a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), onde permanece à disposição da Justiça. Ele foi condenado no final do ano passado junto com outros três ex-agentes da Polícia Militar da Bahia.

Foto: Reprodução

Além de Sergio Luiz Batista Sant’anna, também foram condenados Valter dos Santos Filho, Josival Ribeiro Ferreira e Pablo Vinicius Santos de Cerqueira, com penas que variam entre 7 e 33 anos de prisão. Até o momento, não há informações oficiais sobre o cumprimento das penas pelos outros três condenados.

O crime ocorreu em novembro de 2015, no bairro de Mussurunga II, quando os acusados integravam a 49ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/São Cristóvão). Após a condenação, todos perderam os cargos e as graduações militares.

Vítimas relataram ameaças

A vítima de estupro e o namorado dela, que foi extorquido pelos policiais, relataram que sofreram ameaças ao longo do processo judicial. Por conta do risco à segurança, o casal precisou deixar o local onde morava.

Penas aplicadas aos ex-policiais

  • Valter dos Santos Filho, 1º sargento da PM da reserva remunerada, apontado como o mentor da ação, foi condenado a 33 anos e 4 meses de prisão por estupro e extorsão mediante sequestro.

  • Josival Ribeiro Ferreira, cabo da PM, recebeu pena de 32 anos, 3 meses e 16 dias de prisão, pelos mesmos crimes.

  • Sergio Luiz Batista Sant’anna, 1º sargento da PM, foi condenado a 18 anos, 11 meses e 16 dias de prisão por estupro e extorsão mediante sequestro.

  • Pablo Vinicius Santos de Cerqueira, soldado da PM, foi condenado a 7 anos, 9 meses e 16 dias de prisão por extorsão mediante sequestro.

Foto: Reprodução

 

O que diz a denúncia

De acordo com a denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), os policiais chegaram à residência do casal na madrugada de 30 de novembro de 2015, em duas viaturas, e entraram no imóvel sem mandados de busca, apreensão ou prisão.

O casal estava no quarto, sem roupas, quando o homem foi retirado do local e colocado em uma das viaturas, enquanto a mulher permaneceu sob a custódia de parte dos policiais dentro da residência. O homem, que era apontado como suspeito de tráfico de drogas, foi coagido a indicar onde estariam armas e entorpecentes, o que ele negava possuir.

Ainda conforme o MP-BA, os policiais chegaram ao local com um saco verde contendo uma balança e drogas, ameaçando colocar o material em uma bolsa da família caso o casal não realizasse a transferência de R$ 5 mil.

As investigações também apontaram que os ex-policiais chegaram a gravar o momento da violência sexual, apagando os arquivos posteriormente.

O caso segue acompanhado pelo Judiciário, e novas prisões dos demais condenados não estão descartadas.

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics