Aliados apontam que chapa governista para 2026 já está definida nos bastidores
Jerônimo deve disputar reeleição com Wagner e Rui ao Senado, enquanto vice fica sob indicação de Otto; oposição aposta em possível movimento de Angelo Coronel.

Embora o núcleo do governo ainda não tenha oficializado qualquer debate sobre a chapa das eleições do próximo ano, deputados aliados na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) afirmam que o desenho principal já está praticamente definido nos bastidores.
Segundo parlamentares governistas, Jerônimo Rodrigues deverá encabeçar a chapa pela reeleição, tendo ao seu lado Jaques Wagner e o ex-governador Rui Costa como candidatos ao Senado. A vaga de vice deve ficar sob responsabilidade do grupo do senador Otto Alencar, que indicaria o nome.

Nesse cenário, o senador Angelo Coronel ficaria sem espaço, mas não totalmente de fora: ele poderia indicar o filho, o deputado federal Diego Coronel, para a vice, enquanto o próprio senador concorreria à Câmara Federal. Ainda assim, quadros do PSD afirmam que nenhuma conversa formal foi realizada sobre essa possibilidade.
Sem risco de ruptura, dizem governistas
O prazo para definição da chapa deve se estender até o fim de março, após o Carnaval. Na base do governo, ninguém fala em risco de racha ou possibilidade de Coronel migrar para o grupo de ACM Neto.
No entanto, aliados do ex-prefeito alimentam a expectativa de que o senador possa se aproximar da oposição, caso se sinta preterido na composição governista — movimento que seria recebido “de portas abertas”.
Wagner natural e Rui líder em pesquisas
Para os governistas, há consenso de que Jaques Wagner é um nome natural para a disputa ao Senado. Além disso, destacam que Rui Costa lidera pesquisas tanto para o Senado quanto para eventual candidatura ao governo, reforçando sua posição estratégica.
Já a recente indicação de Otto Filho ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) é vista como um “sinal de sintonia” entre as lideranças internas, mas não teria relação direta com a montagem da chapa.
A movimentação reafirma que, nos bastidores, o tabuleiro político baiano para 2026 segue em articulação intensa, mesmo antes da rodada oficial de negociações.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!