Amélia Rodrigues: vereador Dendê exalta momento positivo da educação no município e reforça confiança em projetos do Executivo

Durante a 31ª sessão ordinária da Câmara de Amélia Rodrigues, nesta terça-feira (2/12), o vereador Dendê (PSD) fez um pronunciamento em que destacou a importância de valorizar gestores ainda em vida, exaltou o bom momento vivido pela educação no município e defendeu que divergências no plenário fazem parte do processo democrático.
Inicialmente, o edil elogiou a iniciativa do vereador Daniel Marinho (REPUBLICANOS) de propor a Comenda Amélia Rodrigues de Honra ao Mérito ao prefeito João Bahia (PSD). Dendê ressaltou a importância de reconhecer o trabalho de gestores públicos ainda em vida.
“Normalmente, político no exercício do mandato dificilmente recebe qualquer tipo de comenda. Sua ideia [de Daniel] é fantástica, porque as coisas valem em vida. Depois da morte, é só lembrança. Precisamos mudar esse conceito e valorizar as pessoas enquanto estão vivas”, afirmou.
O vereador também dedicou parte do discurso para parabenizar alunos e professores que representaram o município na Feira Internacional de Ciências e Aprendizagens da Bahia (FICA 2025).
“O desenvolvimento dos alunos tem muito a ver com a qualidade dos professores, que é o que estamos vendo aqui. Amélia Rodrigues que vive um momento muito especial na educação, e isso nos leva a crer que o futuro da cidade será cada vez melhor”, ressaltou.
Durante o pronunciamento, Dendê lamentou o falecimento de Raimundo Ferreira do Nascimento Júnior, conhecido carinhosamente como Juninho, ocorrido na madrugada do dia 29, enquanto trabalhava no estado de Minas Gerais. Ele lamentou a perda e a realidade enfrentada por muitos jovens do município que precisam buscar oportunidades em outros estados.
O vereador comentou sobre o debate interno na Casa e afirmou que divergências fazem parte do processo democrático, desde que ocorram de forma respeitosa. Ele lembrou sua experiência anterior no Executivo, onde atuou como secretário por 12 anos, ressaltando que a dinâmica da gestão às vezes exige agilidade no envio de propostas ao Legislativo.
“Eu entendo que é necessário tempo para analisar direitinho os projetos quando chegam aqui. Mas também sei que a dinâmica da gestão nem sempre permite isso. Às vezes, a urgência faz com que os prazos sejam atropelados.”
Por fim, Dendê disse não ver problemas nos quatro projetos discutidos na sessão desta terça e destacou que eles trazem benefícios diretos à população. Entre as matérias analisadas estavam: o Programa Municipal Bolsa-Atleta, que prevê apoio financeiro a atletas e paratletas; a atualização da lei do Serviço de Inspeção Municipal, que regulamenta a fiscalização sanitária de produtos de origem animal; a criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR); e a instituição do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SIMPDEC).
“Em se tratando desses quatro projetos, eu não vejo problema em abraçar e votar. São projetos que beneficiam muito o município. Aliás, sempre há muita coerência nas propostas enviadas pelo Executivo”, concluiu.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!