Homem investigado pelo crime de estelionato é preso em Salvador

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (25), no bairro de Amaralina, em Salvador, resultou na captura de um homem de 37 anos pelo crime de estelionato praticado contra idoso ou pessoa vulnerável, em cumprimento de mandado de prisão. Dois mandados de busca e apreensão também foram cumpridos durante a ação.
O mandado de prisão foi motivado por um golpe aplicado contra um idoso de 74 anos, ocorrido na manhã de 22 de agosto de 2022 e registrado em 12 de setembro de 2024. Na ocasião, o suspeito causou prejuízo aproximado de mais de R$ 170 mil à vítima.
De acordo com as investigações, o suspeito, que realizava serviços como eletricista, começou a afirmar ao idoso que existiam processos judiciais envolvendo supostas irregularidades de energia atribuídas a vizinhos e à prestadora de energia. Com essa justificativa, solicitava transferências bancárias para cobrir custas, honorários e taxas de seus supostos serviços.
Para sustentar a narrativa, o suspeito mencionava supostas amizades com juízes, promotores e um advogado vinculado a uma empresa de assessoria jurídica. Também citava despachos e decisões favoráveis, todos inexistentes.
As diligências foram realizadas por equipes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), unidade vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais. O investigado já é reincidente na prática de crimes de estelionato, havendo boletins de ocorrência registrados em seu desfavor. O homem também responde por falsidade ideológica, ameaça e violência contra a mulher.
Durante o cumprimento das ordens judiciais de busca e apreensão nos bairros de Amaralina e Barreiras, foram apreendidos um simulacro de arma de fogo, além de diversos documentos e dispositivos eletrônicos que subsidiarão a continuidade das investigações. O homem passou por exame de corpo de delito e segue custodiado, à disposição do Poder Judiciário.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!