Relatório aponta quando a polícia mais mata na Bahia: veja dias e horários críticos
Relatório da SSP-BA aponta que maioria das vítimas foi morta durante rondas em dias úteis e à luz do dia; Salvador lidera com 247 casos

Entre janeiro e junho deste ano, 841 pessoas foram mortas em ações policiais na Bahia, segundo relatório divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). O número já representa mais da metade dos casos registrados em todo o ano anterior, que somaram 1.556.
Ajude a pequena Júlia a continuar lutando pela vida após mais de dez paradas cardíacas
De acordo com o levantamento, dez municípios concentram 51% das mortes, sendo Salvador responsável por 247 delas — o equivalente a 29% do total. Em seguida aparecem Eunápolis, Porto Seguro, Lauro de Freitas e Juazeiro. Todas as ocorrências registradas no período aconteceram durante rondas policiais.
Os dias úteis concentram a maior parte das mortes, especialmente quinta-feira (158 casos), sexta (149) e quarta (129). A maioria dos casos ocorreu à tarde (36,1%), com pico entre 16h e 17h, seguida pelo período noturno (23,2%) e madrugada (21,3%).
Para o sociólogo Luiz Claudio Lourenço, da Universidade Federal da Bahia, as ações letais tendem a se concentrar no período da tarde por ser o horário em que os pontos de tráfico estão mais ativos, facilitando flagrantes e operações à luz do dia. Já o especialista Dudu Ribeiro, da Rede de Observatórios da Segurança, alerta que muitas mortes decorrem de ações desorganizadas de batalhões e viaturas, sem o devido acompanhamento e fiscalização.
A Região Integrada de Segurança Policial (RISP) do Recôncavo lidera com 116 mortes, seguida da Baía de Todos os Santos (90) e do Extremo Sul (89) — todas atuando sem o uso de câmeras corporais.
Os especialistas defendem maior controle das operações policiais e transparência no uso da força, com o registro obrigatório de disparos de arma de fogo. “Polícia não existe para matar. Não podemos continuar vivendo em estado de guerra”, afirmou Lourenço.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!
