Duas pessoas morrem e uma fica gravemente ferida durante conflito entre indígenas e assentados na Bahia

Duas pessoas morreram e uma ficou ferida na manhã desta terça-feira (28/10), durante um conflito entre indígenas e assentados na região da Associação Córrego da Barriguda, também conhecida como “Pedra Mole”, em Itamaraju, cidade do extremo sul da Bahia.
As duas pessoas que morreram foram os assentados Amauri Sena dos Santos, de 37 anos, e Alberto Carlos dos Santos, de 60. Já Joabson Lima Alves dos Santos foi socorrido e levado para um hospital da região. O estado de saúde dele é considerado grave.
Segundo informações da Polícia Militar e do coordenador regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Cacique Aruã Pataxó, o confronto aconteceu durante uma tentativa de “retomada de área” feita por indígenas, dentro dos limites da terra Pataxó Barra Velha do Monte Pascoal.
O território é identificado e delimitado pela Funai desde 2008. A área fica entre a BR-101 e o Parque Nacional do Monte Pascoal.
O Assentamento Córrego da Barriguda é um projeto de reforma agrária criado na década de 90, onde moram 36 famílias.
Equipes da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da Força Integrada foram enviadas para a região e reforçaram a segurança no local.
O caso será investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Itamaraju. Os autores dos disparos não foram identificados até a última atualização desta reportagem.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!