Auditores-fiscais flagram crianças e adolescentes durante trabalho em torneio de tênis na Bahia

Uma ação de fiscalização identificou, no domingo (26/10), crianças e adolescentes trabalhando como “boleiros” durante o torneio ATP Costa do Sauípe, realizado no município de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador.
Moto Clube Honda comemora 25 anos com sorteios de Pix R$ 1 mil e uma PCX 0 km; veja como concorrer
Os boleiros são os responsáveis por recolher e fornecer as bolas durante uma partida de tênis. Segundo a Inspeção do Trabalho (SIT), a ação foi coordenada por uma equipe de auditores-fiscais do trabalho, que esteve no local antes do início dos jogos e constatou que 30 das 31 pessoas que exerceriam a função tinham menos de 18 anos, sendo algumas com apenas 12.
De acordo com o órgão, os adolescentes eram expostos a longas jornadas sob o sol e ao risco de lesões graves, já que os saques dos jogadores profissionais podem ultrapassar 200 km/h. Testemunhas contaram para os auditores que alguns jovens chegaram a ser atingidos por boladas, incluindo uma adolescente que sofreu impacto no peito.
Apesar de uma autorização judicial local considerar a atividade como “lazer” e não como trabalho, os auditores-fiscais notificaram a empresa organizadora do evento e encaminharão relatório detalhado ao Ministério Público do Trabalho (MPT), à Justiça e ao Conselho Tutelar, para evitar a repetição da prática em futuros eventos esportivos.
Como denunciar
Existe um canal específico para denúncias de trabalho infantil: é o Sistema Ipê, disponível pela internet. A pessoa denunciante não precisa se identificar, basta acessar a plataforma e inserir o máximo de informações possível.
Com esses dados, a fiscalização poderá avaliar se há indícios de trabalho infantil e, se necessário, realizar a verificação no local.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!