Lula anuncia criação de nova universidade em Santo Amaro com nome em homenagem a Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (9/10), que pretende construir uma universidade na cidade de Santo Amaro, cidade do Recôncavo da Bahia. O anúncio foi feito durante o discurso do presidente na inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
Inscrições para o FEAC 2025 são prorrogadas até o dia 10 de outubro
“Logo a gente vai fazer uma faculdade em Santo Amaro, que vai se chamar Universidade Dona Canô, para homenagear a Bahia”, pontuou.
O nome da instituição de ensino homenageia a mãe de dois dos maiores cantores da Música Popular Brasileira (MPB), Caetano Veloso e Maria Bethânia, nascidos em Santo Amaro. Canô é uma cidadã ilustre da cidade e faleceu em dezembro de 2012.
Ela viveu até os 105 anos e as memórias e ensinamentos dela foram eternizados através dos filhos e da literatura. A sabedoria da santo-amarense foi eternizada nos livros “O sal é um dom: Receitas de dona Canô” (2019), escrito por Mabel Velloso, e “Cano Velloso. Lembranças do Saber Viver” (2009), escrito por Antonio Fernando Guerreiro de Freitas e Arthur de Assis.
Além disso, o presidente chegou a anunciar a revitalização de um rio da cidade, o que seria uma das reivindicações de Canô Veloso. “A gente também vai fazer um projeto para revitalizar aquele rio lá de Santo Amaro que ela reivindicava pra mim”, afirmou o presidente.
Lula não especificou qual seria o rio alvo das intervenções ambientais, entretanto, contaminações por chumbo foram averiguadas no Rio Subaé, que é um dos principais da cidade.
Ainda durante o discurso, Lula ressaltou o investimento no setor naval na Bahia e a reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen). “Agora a gente vai ser dono do próprio nariz na produção de fertilizantes”, enfatizou.
Primeira fábrica da montadora chinesa BYD
O evento de inauguração da primeira fábrica da montadora chinesa BYD também contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Também participaram o presidente da BYD, Wang Chuanfu, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
Em seu discurso, Alckmin afirmou que a fábrica possui 260 mil metros quadrados e está na vanguarda da indústria da eletrificação. O complexo industrial está em operação desde julho deste ano e a meta inicial é a produção de 300 mil veículos por ano.
Ao presidente Lula, Wang Chuanfu informou que pretende dobrar a produção para 600 mil veículos anuais, com o objetivo de exportar carros para países da América Latina, África e outras regiões do mundo.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!