Fortes chuvas deixam a Bahia com 1.114 desabrigados e desalojados
65 municípios registram ocorrências, entre eles Santo Amaro e Alagoinhas.

Nesta segunda-feira (13/1), a Defesa Civil da Bahia registrou ocorrências após as fortes chuvas em 65 cidades do estado, resultando em 236 desabrigados, 878 desalojados e dois feridos.
Em entrevista, prefeita Tânia Yoshida fala sobre ações para resolver problemas de drenagem após chuvas em Conceição do Jacuípe
Os municípios de Jaguaquara, Maiquinique, Itajuípe e Floresta Azul decretaram situação de emergência.
Entre os municípios afetados pelas chuvas estão Salvador, Amargosa, Barreiras, Santo Amaro, Itabuna e Jequié, além de cidades menores como Itiúba, Catu e Conde.
As fortes chuvas também afetaram os municípios de Camaçari, Campo Formoso, Cansanção, Castro Alves, Catu, Cipó, Coaraci, Conde, Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, entre outros.
As principais ocorrências incluem alagamentos e deslizamentos de terra, intensificando os desafios para as autoridades e moradores.
O Corpo de Bombeiros da Bahia permanece em alerta e recomenda acionar o número 193 em emergências.
Paralelamente, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado tem colaborado com as prefeituras, oferecendo assistência como aluguel provisório, acolhimento e distribuição de cestas básicas.
Rodovias também foram impactadas pelas chuvas. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) registrou 13 ocorrências em rodovias estaduais desde o dia 10 de janeiro.
Trechos das BAs 283, 314, 262 e 156 apresentaram problemas como deslizamentos, atoleiros e fissuras na pavimentação. Entretanto, equipes técnicas estão realizando reparos e monitorando a situação.
As Unidades de Operação do Interior (UOP) estão em alerta permanente e monitorando a situação das rodovias estaduais durantes as fortes chuvas que atingem o estado.