Prefeitura de Santo Amaro homenageia e celebra Dia Internacional da Mulher com figuras santamarenses
Elas são exemplos que inspiram não apenas outras mulheres, mas toda a sociedade.

Neste dia 8 de março (sexta-feira), Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Santo Amaro presta homenagem às mulheres, reconhecendo sua importância e celebrando suas conquistas. Nesta data tão importante, algumas mulheres receberam um destaque especial pelo seus feitos notáveis que têm inspirado a comunidade local com suas realizações e contribuições significativas.
VOCÊ VIU? Prefeitura de Santo Amaro realiza evento destacando a importância da participação feminina na política
Mulheres de diferentes áreas, como educação, saúde, cultura, empreendedorismo e liderança comunitária, são lembradas e valorizadas por seu papel fundamental no desenvolvimento e na transformação de Santo Amaro. São exemplos que inspiram não apenas outras mulheres, mas toda a sociedade, mostrando a força, a resiliência e o talento feminino. Conheça a seguir, algumas dessas importantes figuras:
Prefeita Alessandra Gomes (PSD)

Cidadã santamarense e mãe de 3 filhos, Alessandra Gomes é a primeira mulher eleita à prefeita na história do município. Foi Secretária de Desenvolvimento Social, criou a Coordenação de Gênero, é presidenta municipal do PSD Mulher e também criou a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
Tia Ciata

Hilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Ciata, foi uma sambista, mãe de santo santamarense e curandeira, considerada por muitos como uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca. Ela se tornou a grande dama das comunidades negras do Brasil pós abolição e uma das principais incentivadoras do samba depois de abrir as portas de sua casa para reuniões de sambistas pioneiros quando a prática era proibida por Lei.
Mãe Lídia

A yalorixá Lídia Queiroz dos Santos, conhecida como Mãe Lídia, morreu aos 86 anos. Ela dedicou mais de 70 anos de vida à religião. Por 48 anos, a yalorixá comandou o terreiro Ilê Axé Ya Oman, um dos mais tradicionais da Bahia. À frente do terreiro, mãe Lídia também exerceu, por décadas, o protagonismo na organização da festa religiosa Bembé do Mercado. Conhecida como ”o maior candomblé de rua do mundo”, a celebração foi criada em 1889 para comemorar o primeiro ano de abolição da escravatura.
Zilda Paim

Foi uma educadora, historiadora, folclorista pintora e ex-vereadora santamarense. Foi também uma das maiores especialistas brasileiras em maculelê. Seu legado foi reconhecido pelo Centro de Referência de Atendimento à mulher, que leva seu nome. O centro colhe e ampara mulheres, encaminhando à orientações e assuntos jurídicos de mulheres em situação de violência.
Nicinha do Samba
Maria Eunice Martins Luz, conhecida mundialmente como Dona Nicinha do Samba, é uma das célebres sambadeiras do Brasil. Ela era um símbolo da cultura baiana, sobretudo do Samba de Roda. Morreu aos 72 anos.
Esporte Clube Revelação

Oriundas do Sítio Camaçari, as mulheres que compõem o time tinham como objetivo inicial utilizar o esporte como ferramenta de lazer, mas ao longo do tempo foram participando de competições e se tornaram campeãs da 2ª edição da Copa Loreta Valadares realizada em Salvador, e vice-campeãs do Baiano da FUT7.
Outras personalidades femininas também foram homenageadas tais como Carol Barreto (Designer de Moda e Professora do Departamento de Gênero e Feminismo na UFBA), Evelyn Sacramento (Escritora e roteirista, doutoranda em Estudos Étnicos e africanos pela UFBA), Banda Mulheres Percussivas (Grupo musical formado por 14 mulheres negras que trazem cultura, identidade e musicalidade) e Lais Lima (Cineasta e Mestre em Imagem e Som pela UFSCar, realizando trabalhos que buscam a a valorização à cultura de Santo Amaro).
Esta celebração não apenas reconhece as conquistas alcançadas, mas também incentiva a busca por um futuro mais justo e inclusivo para todas as mulheres de Santo Amaro e do mundo.