Uma paciente do Hospital da Mulher, que fica no bairro de Roma, região da Cidade Baixa, em Salvador, tomou uma rasteira e foi imobilizada por uma policial militar, nesta quarta-feira (5/7). A situação foi gravada por pessoas que estavam no local e rodaram pela internet.
A abordagem ocorreu na recepção do hospital, que informou que a mulher estava com “elevado grau de agressividade verbal e física”. As imagens registradas, no entanto, não mostram essa agressividade. Na gravação, é possível ver que a paciente tenta se defender de uma tentativa de imobilização.
O vídeo mostra que a mulher estava de pé, conversando com a policial, que tentou pegar a paciente pelas mãos repetidas vezes. A partir daí a paciente passou a pedir para que a militar a soltasse, e disse que a policial a estava agredindo.
Pela gravação é possível ver que a militar a seguiu com as investidas, até o momento em que deu uma rasteira na paciente, que caiu ao chão. A policial então sacou uma arma e apontou na direção da mulher, ainda caída na recepção do hospital.
Com a arma em punho, ela sentou na paciente, que passou a dizer que estava “abafada” – expressão baiana equivalente à palavra “sufocada”. Mesmo assim, a policial não soltou a mulher. Depois disso, a paciente foi encaminhada para uma delegacia, onde o caso foi registrado.
Em nota, a Polícia Militar informou que a policial tentou manter contato com a paciente, que teria destratado a militar. Segundo a PM, a confusão começou porque a mulher estaria com uma guia para exame vencida.
Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606