Carlos Paim expressa profundo pesar pelo falecimento de seu babalorixá, Idelson Sales

É com profundo pesar que a família do Ilê Axé Aiyê Jibarode na pessoa do professor e babalorixá Carlos Paim de Omolú informa a notícia do falecimento do seu babalorixá Idelson Sales mais conhecida como Pai Idelson do Ògùn Megege, patriarca do Terreiro Ogunjá – São Félix/BA.

Pai Ideson foi defensor incansável dos valores culturais mais significativos da contribuição africana à cultura brasileira (notadamente no que se refere à religiosidade de matriz africana – Candomblé). Tornou-se uma das fontes inspiradoras do conhecimento ancestral africano na sociedade brasileira. Com grande maestria, soube conduzir a luta contra o racismo e a intolerância religiosa promovendo o espírito de diálogo inter-religioso e proporcionando um equilibrado e mútuo diálogo a relação entre a tradição e modernidade, garantindo-se sempre o respeito pela diversidade cultural.

Em nome da comunidade ancestral terra do acolhimento, me sensibilizo e presta solidariedade e sinceros sentimentos às famílias (biológica e aos meus irmãos espirituais) e aos amigos de pai Idelson que faleceu na última terça-feira (23), aos 59 anos.

Sacerdote de um dos terreiros de candomblé mais importantes do Brasil, pai Idelson Sales era também palestrante e Presidente da Associação Cultural e Beneficente Helena de Jesus.

Pai Idelson Sales deixará um legado brilhante e várias passagens da sua vida registrada em livros bem como Mitologia dos Orixás e etc.

Em 2022, o líder religioso, cultural e social recebeu o título de doutor honoris causa para fazer parte de tantos outros títulos recebidos aos longos dos seus 40 anos de vida religiosa.

Pai Idelson Sales estava internado em um hospital de Salvador, na capital baiana. Conforme os princípios de crença do candomblé, acredita-se que “Os iniciados nunca morrem, mas sim, viajam para o mundo dos Ancestrais”. É nessa certeza que, ao lamentar sua “morte”, desejo que meu eterno pai ancestral faça boa viagem e permaneça vivo na memória de todos através do legado construído durante a sua longeva vida, legado este que constitui um valioso tesouro de promoção da dignidade humana.

Descanse em paz, pai.

 

 

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics