Presidente da Câmara de Amélia Rodrigues faz desabafo e cobra respeito ao papel dos vereadores: ‘Tem que ter personalidade na política’

Durante a 6ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Amélia Rodrigues, realizada nesta terça-feira (15/4), o presidente da Casa, Fabiano de Lima, mais conhecido como Bilu (PSB), fez um longo desabafo em tom crítico e cobrou respeito ao trabalho dos parlamentares por parte de servidores, lideranças políticas e pessoas ligadas à gestão municipal.
Presidente Bilu propõe e Câmara de Amélia Rodrigues aprova requerimento em defesa de políticas para pessoas com autismo
“Eu vou falar em tom de desabafo e em tom de defesa também. Graças a Deus, tenho essa personalidade. Foi ela que me trouxe até aqui”, iniciou Bilu.
Segundo ele, há atitudes nos bastidores que demonstram falta de lealdade política e desrespeito com quem ocupa cargo eletivo. “Não adianta eu dar tapinha nas costas e, por trás, botar uma armadilha para você cair, porque não é o meu perfil. Acho que a gente tem que ter personalidade na política e na vida em geral, porque muitas vezes a gente está aqui de frente para as pessoas, elas estão sorrindo, brincando, dando risada e, por trás, apontando uma faca”, afirmou.
O presidente destacou que os vereadores são a principal ponte entre a população e o poder público. “Antes de procurar um secretário ou o prefeito, as pessoas procuram os vereadores. Nós que ajudamos a gestão a fazer o mandato, porque a gente leva as demandas. Não temos o poder da caneta, mas a gente dá o poder do prefeito executar, porque aqui passam as leis.”
Bilu demonstrou insatisfação com a condução da saúde no município. “Não vou elogiar o que eu não estou satisfeito. Até o momento, eu não estou satisfeito com a saúde”, disse, acrescentando que não aceita ser alvo de articulações políticas ou armadilhas.
O edil também reforçou que os vereadores têm autonomia para fiscalizar qualquer órgão público do município. “Se quiser meu respeito, vai ter que me respeitar. Se não respeitar, eu também não respeito. Como vereador, tenho o poder de fiscalização e posso entrar em qualquer lugar do município sem pedir licença, porque fui eleito para isso.”
Apesar do tom firme, o presidente fez questão de reconhecer a atuação conjunta da Câmara e a sensibilidade do Executivo em algumas pautas. “Hoje, praticamente 80% da Casa participou da reunião com o prefeito. Agradeço ao prefeito por atender 100% do que foi pedido em relação ao handebol, inclusive”, disse.
Ele também destacou a programação do Inhatá Folia, festa que será promovida pela prefeitura no distrito de São Bento do Inhatá, nos dias 19 e 20 de abril. “Nos últimos anos, não teve atrações tão boas como as que vão ter agora. Que todos possam brincar em paz.”
No encerramento de sua fala, Bilu comentou sobre uma reunião com o DNIT para tratar da saída da ViaBahia da BR-324 e o impacto da medida no município. “A gente precisa entender o que vai acontecer com essas pessoas. Vamos buscar informações para informar a população”, afirmou, referindo-se à possibilidade de centenas de demissões.
Finalizando, ele reforçou sua postura transparente e o desejo de manter o respeito institucional. “Me desculpem o desabafo, mas prefiro ser transparente do que ficar maquiando algo com o qual não estou satisfeito.”