Governo avalia antecipar 13º salário de aposentados e pensionistas em 2025

A equipe econômica do governo estuda a possibilidade de antecipar o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2025.
Transforme a sua obra com os materiais de alta qualidade e a preço de fábrica da Berimbau Pré-Moldados
Segundo interlocutores do governo, o Ministério da Previdência Social já formalizou um pedido para que os valores sejam liberados antes do cronograma tradicional, seguindo a prática adotada nos últimos anos.
No entanto, a decisão final ainda está sob análise da equipe econômica, que deve deliberar sobre o assunto nos próximos dias.
Possível calendário de pagamentos
Caso a antecipação seja confirmada, os pagamentos podem ocorrer entre abril e maio. Entretanto, ainda não é possível saber quando isso acontecerá.
Normalmente, os valores do 13º são depositados no segundo semestre. Nos anos anteriores, como em 2022 e 2023, os benefícios foram pagos entre maio e junho.
Para que a medida seja efetivada, será necessário um ato legal, como um decreto do presidente assinado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Quem tem direito ao benefício
O abono será concedido a segurados que, em 2025, tenham recebido algum dos seguintes benefícios previdenciários:
- Auxílio por incapacidade temporária;
- Auxílio-acidente;
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão.
Até o momento, o governo não divulgou uma estimativa do número de beneficiários que poderão receber o adiantamento.
Pagamento de benefícios em fevereiro
No mês de fevereiro, o INSS realizou o pagamento de mais de 40 milhões de benefícios, totalizando R$ 82,2 bilhões. Desse total, aproximadamente 28,5 milhões de pessoas (70%) receberam um salário-mínimo (R$ 1.518). Outros 12,2 milhões tiveram acesso a valores superiores ao piso nacional, sendo que 10,6 mil beneficiários recebem o teto da Previdência Social.