“Se for comigo, vai perder outra vez”, diz Lula sobre possível disputa com Bolsonaro em 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, se Jair Bolsonaro conseguir reverter a inelegibilidade e disputar eleições, será derrotado novamente. A declaração ocorreu nesta quarta-feira (5/2), durante entrevista a rádios mineiras.
RÁPIDO E SEM BUROCRACIA: Conheça as opções de empréstimo da Acesso Cred
“Se a Justiça entender que ele [Bolsonaro] pode concorrer às eleições, ele pode concorrer… e se for comigo, vai perder outra vez, destacou o presidente.
A declaração surge em meio a uma iniciativa de deputados oposicionistas para reduzir o período de inelegibilidade, atualmente de oito anos, para apenas dois.
Um projeto de lei complementar (PLP), do deputado Bibo Nunes (PL-RS), propõe a redução do período de inelegibilidade de oito para dois anos.
Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou Bolsonaro inelegível por oito anos, por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.
A Corte entendeu que Bolsonaro atacou, sem provas, o sistema eleitoral, ao reunir embaixadores em 2022 para levantar suspeitas sobre as urnas eletrônicas.
Posteriormente, Bolsonaro foi condenado novamente à inelegibilidade pelo TSE, desta vez por abuso de poder político e econômico durante as cerimônias do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022, durante a campanha eleitoral.
Durante a entrevista, Lula criticou Bolsonaro e afirmou que ele tentou dar um golpe de Estado para permanecer no poder após perder a eleição.
“Eles tentaram dar um golpe, anunciaram e prepararam a morte do presidente da República, do vice-presidente e do presidente do TSE, e ainda acham que são inocentes? Olha, não faz sentido. Eles que paguem pelas mazelas que cometeram. Se forem inocentes, serão absolvidos; se forem culpados, serão punidos. É isso que vai acontecer”, declarou Lula.
Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606