PF desarticula esquema de fraude bancária; contas falsas foram abertas em Amélia Rodrigues

Cinco pessoas foram presas nesta quarta-feira (29) por suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes contra a Caixa Econômica Federal e outras instituições bancárias. A ação faz parte da Operação Sharper, deflagrada pela Polícia Federal, que investiga a abertura de contas bancárias com documentos falsos para obtenção de empréstimos fraudulentos.
Adquira sua Honda Biz 125 na Moto Clube de Conceição do Jacuípe com condições facilitadas de pagamento
Entre as agências envolvidas, a da Caixa Econômica Federal em Amélia Rodrigues foi uma das utilizadas pelo grupo criminoso para a abertura de contas falsas. Além dela, foram identificadas fraudes em agências de Feira de Santana, Riachão do Jacuípe e Aracaju (SE).
As prisões ocorreram em Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Itaporanga D’Ajuda (SE). Outros dois suspeitos seguem foragidos. No total, a Justiça expediu sete mandados de busca e apreensão e sete de prisão preventiva, determinados pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Feira de Santana.
Durante a operação, foram apreendidos celulares e documentos falsos. A Polícia Federal rastreou os valores movimentados nas contas fraudulentas e identificou parte do grupo beneficiado com o esquema. O prejuízo causado às instituições bancárias já ultrapassa R$ 240 mil.
Segundo a investigação, o grupo utilizava documentos falsificados para abrir contas bancárias e, em seguida, solicitava empréstimos fraudulentos, desviando os recursos. A PF segue apurando se há mais pessoas envolvidas e se outras instituições financeiras também foram prejudicadas.
As investigações continuam, e a Polícia Federal reforça o alerta para que bancos fiquem atentos a possíveis irregularidades na abertura de contas.