Detentos mortos em presídio de Mata Escura sofreram overdose de ‘droga que causa efeito zumbi’

Dois detentos do Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS), no Complexo Penitenciário de Mata Escura, morreram na última terça-feira (24/12) após sofrerem uma overdose da droga K9, conhecida popularmente por “causar efeito zumbi”. As vítimas foram identificadas como Antônio Carlos Luz Santos e Lucas da Silva de Jesus.
Cerâmica a partir de R$19,99: Aproveite as ofertas de Natal da Show dos Pisos e economize na reforma ou construção
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), cinco internos passaram mal dentro de uma cela e receberam atendimento na central médica penitenciária. Durante os procedimentos, Antônio Carlos não resistiu e faleceu no local. Lucas da Silva foi transferido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santo Inácio, onde também foi a óbito.
Os três sobreviventes confirmaram o consumo da droga e informaram que o K9 foi obtido de outros internos, em circunstâncias semelhantes a casos já registrados anteriormente no sistema prisional.
A Seap confirmou que o episódio ocorreu na manhã de terça-feira e que as vítimas apresentaram sinais de intoxicação grave. A droga K9, sintética e de alto poder alucinógeno, tem sido uma preocupação crescente nos presídios do estado, devido aos seus efeitos devastadores.
A administração penitenciária afirmou que está intensificando as medidas de segurança para coibir a entrada de entorpecentes no sistema prisional. As circunstâncias do caso estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.