Governador Jerônimo Rodrigues inaugura escola de tempo integral e anuncia novos investimentos em Santo Amaro

Santo Amaro da Purificação, conhecida por sua rica herança cultural e figuras ilustres como Dona Canô e Jorge Portugal, recebeu nesta segunda-feira (30) a inauguração do Colégio Estadual de Tempo Integral Teodoro Sampaio. A nova unidade faz parte de um conjunto de ações promovidas pelo Governo do Estado, que inclui a entrega de um ônibus escolar, títulos de terra e o novo Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA). Os investimentos no município somam R$ 71 milhões.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Durante a cerimônia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou a importância de uma infraestrutura educacional de ponta para o desenvolvimento da cidade. “Santo Amaro merece. É um cartão postal de quem passa por aqui, e temos a certeza de que a escola ajudará muita gente a se desenvolver, tanto profissionalmente quanto culturalmente”, afirmou.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A nova sede do Colégio Teodoro Sampaio, que homenageia o engenheiro, historiador e literato natural de Santo Amaro, conta com 24 salas de aula, três laboratórios, uma sala maker, teatro, biblioteca, restaurante, ginásio, campo de futebol society com pista de atletismo, piscina semiolímpica, além de 31 banheiros e vestiários.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou a importância da escola, chamando-a de “palácio do conhecimento” e ressaltando o investimento de R$ 35 milhões na unidade. “Aqui os 955 estudantes vão construir ciência, arte e cultura, e o nosso teatro homenageia o grande professor e poeta da cidade, Jorge Portugal”, afirmou Brito.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Estudantes como Hendric Cauã Silva Mota, de 17 anos, aprovaram a nova estrutura: “Aqui é muito diferente da outra escola. Temos mais oportunidades, uma estrutura melhor, ar-condicionado nas salas e uma biblioteca completa para estudar.”

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

As paredes externas da escola são decoradas com grafites que celebram a história cultural da cidade, incluindo uma homenagem à matriarca Dona Canô, destacada pelo governador como “um exemplo de força, doçura e determinação”. Durante o evento, o público assistiu a apresentações de samba de roda e da cantora Belô Velloso, neta de Dona Canô, além do coral Caetano Veloso, formado por alunos da escola.

Além da nova escola, o Governo da Bahia anunciou a reestruturação de um pavilhão do antigo prédio escolar, destinado a atividades culturais e artísticas. Também estão previstas licitações para a construção de mais duas escolas nos distritos e a conclusão do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) na cidade.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

No mesmo evento, dez títulos de terra do Programa Bahia Mais Forte Legal foram entregues a moradores da zona rural, garantindo segurança jurídica aos proprietários, como Firmina da Cruz, de 72 anos, que expressou sua alegria ao receber o documento. “Esperei tanto por esse momento. Estou muito feliz”, disse.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O governador também inaugurou a primeira etapa do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), beneficiando cerca de 9.864 habitantes de Oliveira dos Campinhos e outras localidades. A Embasa foi autorizada a licitar a segunda fase do projeto, enquanto obras de drenagem urbana nas margens da BR-420 também devem ser iniciadas em breve.

IR PARA O ÁLBUM DE FOTOS

 

 

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics