Presidente da Câmara de Teodoro Sampaio critica falta de autonomia de secretários e defende igualdade salarial entre servidores municipais

O discurso do presidente da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio, Bel (PSD), durante a sessão ordinária desta terça-feira (28/5) foi marcado pelo debate de temas como: autonomia nas secretarias, revisão salarial para servidores e a necessidade de uma ambulância para o distrito de Buracica.
Bel iniciou seu pronunciamento criticando a falta de autonomia dos secretários municipais, que, segundo ele, foi a principal causa da saída de muitos deles durante a atual gestão. Ressaltou a importância do respeito aos adversários políticos, mesmo reconhecendo as dificuldades enfrentadas pelos secretários.
“Muitos [secretários] insistiram em querer acreditar em uma mudança que não aconteceu. Secretário desse governo não tem autonomia”, frisou.
Outro tema debatido pelo vereador foi a revisão salarial dos servidores. Na sessão anterior, a Câmara Municipal derrubou o veto do prefeito ao Projeto de Lei nº 002/2024, que autoriza a revisão dos vencimentos básicos dos servidores técnico-administrativos e do magistério público da educação básica. Já durante a sessão desta semana, foi aprovado o crédito suplementar de 2,5% para pagamento direcionado ao aumento dos servidores.
Bel defendeu a revisão como forma de corrigir a inflação e reconhecer o trabalho dos servidores, mas lamentou que o projeto não inclua os servidores contratados. Ele falou sobre a importância de tratar os servidores de forma igual, sem distinção entre efetivos e contratados.
“Os contratados não têm direito a esse aumento, isso é uma vergonha. Muitos trabalham até muito mais do que o efetivo”, disse o presidente da Casa Legislativa.
Na oportunidade, o edil também apresentou a Indicação nº 011/2024, solicitando a aquisição de uma ambulância para o distrito de Buracica. Ele justificou a necessidade da ambulância pela precariedade do serviço de saúde no distrito, onde o carro da saúde nem sempre está disponível para atender pacientes em urgência e emergência. Além disso, ele mencionou o fato de que a estrada que dá acesso ao município fica intrafegável, especialmente em períodos chuvosos.