Amélia Rodrigues sofre com alagamentos na BR-324; prefeitura cobra soluções da Via Bahia

Os alagamentos na entrada da cidade às margens da BR-324 que é administrada pela Via Bahia, vem prejudicando o perímetro.

Na última segunda-feira (19/2) as fortes chuvas no município de Amélia Rodrigues trouxeram prejuízos para muitas casas e comércios afetados pela inundação. O trecho com maior índice prejudicial foi a via de acesso a cidade. Os alagamentos no local às margens da BR-324 que é administrada e responsabilidade da Via Bahia, vem prejudicando o perímetro.

VOCÊ VIU? 4ª edição do Carnaval da Quatro Estradas leva grande público as ruas da localidade em Amélia Rodrigues

A equipe do Portal FALA GENEFAX recebeu inúmeras mensagens e vídeos sobre o caso, e esteve presente na cidade para maiores esclarecimentos com o prefeito João Bahia (PSD) sobre a situação, responsabilidade e posicionamento da prefeitura e da Via Bahia mediante os alagamentos, explicando assim que a área não é de administração municipal, mas sim federal.

”Nós temos feito várias reuniões com a equipe da Via Bahia, informamos sobre a situação e os levamos até o trecho onde está o Posto Larco mostrando que a tubulação colocada naquele lugar não é suficiente para absorver e drenar a quantidade de água pelos fortes níveis de chuva, porque a água sempre vai correr para aquele local. Isso é uma competência do Governo Federal e Estadual. Desde a duplicação da BR-324 temos problemas com a drenagem. Os ex-prefeitos também estavam nessa luta para melhorar a situação e da mesma forma eu venho lutando. A concessionária e o próprio Governo Federal estão prejudicando muito Amélia Rodrigues!”, exclamou o prefeito, pela falta de resolução dos órgãos responsáveis.

O gestor também compartilhou alguns outros problemas que o trecho da rodovia trazem ao município: ”Nossa cidade tem alguns problemas de desenvolvimento por causa da BR-324 que não tem um acesso no Areal nem no 115 [bairros do município], até para fazer o enterro de um ente querido precisamos nos locomover até o Posto São Luiz para fazer um retorno que não deve chegar nem a 1 km, enquanto não se faz nada por Amélia Rodrigues, que está subdesenvolvida por falta de investimento do Governo Federal e da Via Bahia no trecho da rodovia que passa por aqui, já que devia ser um vetor de crescimento para nossa cidade, mas na verdade está acontecendo ao contrário! Isso é um absurdo. É preciso resolver este problema, pois isso é uma falta de respeito com as pessoas”, relatou.

Além disso, João Bahia explicou como funciona a drenagem na cidade: ”Nossa drenagem sempre ocorreu e ocorre para o lugar adequado de onde a água é escoada, mas o trecho drenado pela Via Bahia não tem capacidade de receber as chuvas fortes que estão vindo no mundo, na Bahia e no Brasil pelas condições climáticas. Façam a parte de vocês, pois essa é uma área federal, e não é de responsabilidade da prefeitura”.

O prefeito finalizou comentando sobre o pedido de resolução do caso e também comentou sobre outro problema que está sendo enfrentado pelos amelienses:

”As pessoas sabem que não é de cunho do nosso município realizar esta obra, pois as pessoas sabem que quem diz isso está fazendo politicagem, mas isso é normal. Eles [Via Bahia] sabem colocar as pessoas na justiça pelas casas que segundo eles estão às margens da BR deixando os donos das residências desesperados procurando o Ministério Público Estadual, pois estão dando prazos para as pessoas que tem suas escrituras deixarem as casas, então isso deve ser indenizado e o Governo Federal deve construir residências para eles, pois eles não podem e nem vão ficar no meio da rua, já que antes a área não era de perímetro federal. O Governo Municipal está fazendo a sua parte, falta o Federal e a ajuda do Governo Estadual nesta demanda”.

A equipe também realizou uma visita para averiguar a situação do Posto que fica às margens da BR-324 e foi bastante prejudicado pós chuva, já que o estabelecimento ficou totalmente alagado pelo entupimento dos bueiros. O gerente do posto contou que precisou arriscar a vida entrando na água suja para desentupir e tentar solucionar o problema do alagamento.

”A chuva começou perto das 18h, começou com a água e o vento muito fortes, o forro caiu e foi tudo muito rápido! Fui tentar retirar o lixo e desentupir a boca de lobo e a água estava numa altura acima do meu umbigo. Essa boca [de lobo] é móvel e a Via Bahia soldou ela, e isso faz com que toda a água e o lixo ao redor venha para a frente do posto. Essa solda fez com que as grades fiquem como uma peneira apenas pro lixo ‘fino’, e o lixo grosso chega, não é escoado e entope, por isso tive que me arriscar entrando na água para tentar evitar mais prejuízos”, contou.

Solicitação para resolução

A Prefeitura de Amélia Rodrigues juntamente com o Prefeito João Bahia tem lutado para sanar o ocorrido que é constante, e na tarde desta terça-feira (20) foi marcada uma reunião com a concessionária para mobilizá-los em busca de soluções num caso que prejudica não apenas a cidade, mas os moradores também, já que o trecho não é de gestão municipal.

CONFIRA

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics