Vereador Bel questiona serviço de assistência funerária e cobrança da taxa de iluminação pública em Teodoro Sampaio

O discurso do presidente da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio, Bel (PL), durante a sessão ordinária desta terça-feira (31/10), abordou uma série de questões cruciais para a comunidade local. Entre os assuntos discutidos pelo vereador, estiveram a preocupação como serviço de assistência funerária para famílias vulneráveis, aplicação dos recursos oriundos da Taxa de Iluminação Pública e demandas por justiça salarial para os servidores públicos.
VOCÊ VIU? COMPROU, GANHOU! Acend Materiais Elétricos celebra seu 2º aniversário em Conceição do Jacuípe com sorteios e promoções
Inicialmente, Bel falou sobre a prestação de serviço do FALA GENEFAX à Casa Legislativa. Ele pontuou que o portal é uma empresa privada e as matérias publicadas no site não representam necessariamente suas opiniões enquanto vereador.
“O site é uma empresa de comunicação, então não tem um contrato com o vereador Bel particularmente, mas tudo que sai no Fala Genefax estão associando ao vereador Bel. Eu não tenho nada a ver. A empresa é particular e ela está para atender a toda e qualquer informação que chegar. As matérias da Câmara são da Câmara. As matérias particulares são particulares”, explicou.
Em seguida, ele expressou sua preocupação com a assistência funerária para as famílias vulneráveis do município. Durante a sessão, o edil apresentou um requerimento pedindo uma revisão do contrato firmado entre a prefeitura e a empresa responsável por esse serviço. “Como é que faz um contrato com a empresa e na hora de fornecer a urna, se a família não pagar um determinado valor, não se coloca o caixão em cima do ‘cavalete’? É preciso rever isso, porque em um momento de trsiteza famílias estão sendo constrangidas com essa situação. Esta casa não pode permitir que isso continue acontecendo”, disse.
Bel solicitou, ainda, a realização de serviços de dedetização em vias públicas e parques públicos nas ruas do distrito de Buracica, devido às reclamações de infestação de pulgas e carrapatos na região. “É preciso dar uma manutenção nesses parquinhos, porque é o único local de lazer para as crianças.”
Outra questão discutida pelo vereador foi a cobrança irregular da Taxa de Iluminação Pública (TIP). Ele questionou o motivo da prefeitura estar cobrando essa taxa dos cidadãos sem fornecer adequadamente os serviços de iluminação pública. “Há quantos meses estamos aqui discutindo e cobrando a questão da iluminação pública? O que está acontecendo no município é apropriação indébita, porque esses recursos vão para a prefeitura. Como é que a prefeitura está recebendo e não está prestando serviços? Isso configura improbidade administrativa, que é receber o recurso e não prestar o serviço”, questionou.
Além disso, Bel mencionou a necessidade de recompor a inflação dos servidores públicos municipais e abordou a falta de informações sobre precatórios e demissões na gestão municipal.
“Chegamos em novembro e não podemos esquecer da recomposição da inflação dos servidores públicos municipais que vem se arrastando desde janeiro. Vai chegar ao fim do ano e os servidores não vão ter a recomposição, que não chega nem a 5%. A data base é janeiro, já se passaram 10 meses e este projeto nunca chegou a Câmara. É preciso chegar para que se pague ao serividor retroativo de janeiro\23. Outra questão, que todo dia sai nas redes sociais, são os precatórios, é preciso que se tenha uma posição sobre essa situação, tão cobrada por esta Casa. Fomos informados de inúmeras demissões acontecendo agora na gestão, mas será que está tendo critério para demitir, ou está acontecendo de forma aleatória? “, afirmou.
Por fim, Bel agradeceu a todos que contribuíram, direta ou indiretamente para a realização da festa de Nossa Senhora do Rosário, ocorrida no último domingo (29), no distrito de Buracica. “Quero agradecer, em especial, a Nilton Nenengo (PSD), o líder da oposição, por ter proporcionado a fanfarra que puxou a procissão. Se não fosse esse apoio, a festa não seria tão linda.”