Homenageados na Flicarzinha, indígenas da etnia Pataxó realizam apresentações na feira literária

Na Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (FLICAR), a FLICARZINHA, espaço voltado para as crianças, abordou o tema: “Povos Originários: História, cultura, vivências e contemporaneidade”. Neste domingo (17/9), indígenas da etnia Pataxó realizaram apresentações que visavam proporcionar uma compreensão mais profunda sobre a cultura e a vida indígena no Brasil.

VOCÊ VIU? Professor Bira parabeniza organização da FLICAR e enfatiza necessidade de valorizar a ancestralidade

Mycaré Pataxó, um dos participantes, ressaltou a importância de ensinar às crianças a realidade dos povos indígenas, indo além dos estereótipos.

“É importante mostrarmos principalmente, para as crianças, para elas terem a noção do que é ser indígena, o cotidiano do indígena, que não pode ser só dentro da aldeia, mas também de vários espaços”, explicou.

A pedagoga Gabriela Kãdara, que também é da etnia Pataxó, destacou que essa iniciativa visa promover uma compreensão mais completa e respeitosa da presença indígena no Brasil, indo além dos estereótipos e valorizando a diversidade cultural do país.

“A nação brasileira está em um processo de readaptação, porque ainda existe o esteriótipo de que o indígena, ele tem que viver na mata, mas a gente se enquadra também na cidade. Muitos indígenas saíram da sua localidade para morar na cidade, e as crianças precisam ter essa noção de que o indígena não está só dentro das matas ou aldeias”, disse.

ASSISTA

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics