FLICAR: Aldri Anunciação fala sobre valorização da identidade negra e conta detalhes do seu novo livro

Neste sábado (16/9), o ator, dramaturgo, apresentador de TV e diretor teatral Aldri Anunciação marcou presença na Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (FLICAR). Durante o evento, ele compartilhou reflexões sobre a importância da identidade e do contato com a literatura, especialmente para a juventude.
VOCÊ VIU? Prefeito João Bahia destaca impacto econômico gerado pela FLICAR para Amélia Rodrigues
Aldri destacou a relevância do processo de construçao da identidade, ressaltando que, embora algumas partes dela possam ser alteradas, outras são intrínsecas e inalteráveis. Ele enfatizou a importância de compreender e valorizar a diversidade étnica, reconhecendo a própria identidade e a dos outros.
“A identidade é de grande importância. Como eu falei no nosso encontro, existem elementos da identidade que a gente pode alterar. A gente pode mudar o nosso interno, mas alguns componentes são irretocáveis. Eu sou negro, o outro é branco, o outro é indígena… Enfim, a identidade é de grande importância justamente para a juventude, para poder desenhar um futuro mais interessante e de acordo com ela própria”, explicou.
Para o escritor, a FLICAR é um espaço fundamental para se conectar com a juventude e incentivá-la a não apenas usar a internet, mas também a explorar o mundo dos livros. “A internet é maravilhosa, mas a literatura é impressionante e pode transformar vidas”, disse.
Ainda durante o encontro, Aldri falou sobre o seu novo livro “Pretamorphosis: Biografia não autoriza de um ex-branco”, que será oficialmente lançado no dia 6 de outubro. A narrativa explora a complexidade da identidade, incluindo elementos culturais e a percepção do que é ser negro.
“[O personagem] passa por um processo de reconhecimento de identidade, de tornar-se negro. A negritude é algo que vem da cultura, vem da pigmentação da nossa pele, e é um conjunto dinâmico que não é tão fácil da gente lidar. A história do Gregório nesse livro, que é uma aventura cheia de mistérios sobre busca de identidade, passa por esse lugar de tornar-se negro.”
ASSISTA
Ver essa foto no Instagram
Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606