Fiéis se reúnem para celebrar São Roque em Amélia Rodrigues
Santo é conhecido como padroeiro responsável pela cura dos doentes

Fiéis católicos e de religiões de matriz africana se reuniram neste domingo (21/8), para celebrar São Roque, na tradicional Festa do Milagre de São Roque, celebrada durante todo o mês de agosto, no Engenho Novo (antiga Usina Itapetingui), em Amélia Rodrigues.
VOCÊ VIU? AVENTURA E SOLIDARIEDADE: 3° Cicloturismo será realizado dia 10 de setembro em Amélia Rodrigues
Padroeiro dos enfermos, São Roque é, no sincretismo religioso com o candomblé, Obaluaê. No dia dedicado a ele, pessoas que pedem a cura para doenças ou que agradecem ao santo por graças alcançadas participam dos festejos.
O prefeito João Bahia (PSD) esteve presente no local, acompanhado do amigo e vice-prefeito, Géo Galego. “Foi um dia de interações incríveis com o povo de matriz africana, vindos de diversas cidades como Feira de Santana, Catu, São Sebastião e outros municípios”, disse.
A história de São Roque, santo que ficou órfão e viveu como peregrino andarilho após ter distribuído sua herança para os mais pobres, se cruza com a história de milhares de baianos que enfrentam todos os tipos de problemas, mas que não perdem a oportunidade de ajudar aqueles que estão em situações de vulnerabilidade social.

Em vida, São Roque se dedicou a pregar a palavra de Deus, a curar e cuidar dos inúmeros doentes, durante o terrível período da peste-negra, na Europa, que teria matado um terço da população da época.