Comunidade isolada da Bahia recebe primeiro sistema de energia solar 100% sustentável do Brasil

Do Aratu On parceiro do FALA GENEFAX

Ligar a luz, beber água gelada e assistir à televisão durante o dia. Coisas corriqueiras para muitas pessoas não faziam parte da realidade das mais de 100 famílias da pequena Xique-Xique, comunidade isolada de Remanso, na Bahia. Porém, isso mudou no início deste mês, com a chegada do primeiro sistema de microrrede de energia 100% sustentável do Brasil. A estrutura – uma usina solar e rede de distribuição – permite, agora, que os habitantes (cerca de 400) tenham energia elétrica 24 horas por dia.
VOCÊ VIU? Compre a sua seminova na Moto Clube de Conceição do Jacuípe com garantia, emplacamento e transferência grátis
De acordo com a Neoenergia Coelba, responsável pelo projeto, o sistema de microrrede é uma solução alternativa para viabilizar o fornecimento de energia em comunidades isoladas, onde a expansão de redes de transmissão e distribuição pode ser complexa devido a condições geográficas, ambientais e estruturais.
Além de 110 residências, o projeto contemplou uma escola, um poço artesiano comunitário e uma associação de moradores. A energia é totalmente limpa, proveniente de uma usina solar com 616 painéis instalados, com capacidade de geração de 243 kWp. O sistema garante um consumo médio de 80 kWh mensal para as residências. Há também um armazenamento por baterias de íon-lítio, com capacidade para garantir o fornecimento por 48 horas quando não houver radiação solar suficiente. Foram construídos 26 quilômetros de rede primárias de distribuição e mais 9 quilômetros de rede secundária que levam a eletricidade até os consumidores. Ainda foram instalados 387 postes e 32 transformadores.
“Foi a melhor coisa que aconteceu. Agora, temos geladeira, máquina de lavar e televisão que a gente pode usar a qualquer hora”, afirmou o morador Adriano Pereira à Neoenergia. “Estou feliz. Podemos conservar alimentos e tomar água gelada. É uma conquista”, disse outra moradora, Rafaela dos Santos.
MONITORAMENTO
A operação da usina e a distribuição de energia são monitoradas pelo COI (Centro de Operações Integrados) e pelo CEGRI (Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes) da Neoenergia Coelba, localizados em Salvador (BA). Para isso, foi instalada uma antena satelital que garante o monitoramento dos equipamentos, medidores e desempenho da distribuição. Todos os medidores de energia são inteligentes, permitindo a leitura remota do consumo de cada cliente, gestão do fornecimento da energia e o monitoramento dos níveis de tensão e corrente.
MAIS SOBRE O PROJETO
O projeto de microrrede de Remanso é pioneiro no Nordeste e, também, dentro do Programa Luz para Todos, criado pelo Governo Federal para levar eletrificação a áreas remotas e universalizar o acesso à energia. A iniciativa recebeu recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e foi reconhecida com dois troféus na Premiação OSE “O Setor Elétrico” de 2022, nas categorias “pesquisa e desenvolvimento” e “melhor trabalho”.
Além disso, a iniciativa também irá gerar dados para que, em laboratório, seja simulada a aplicação de uma microrrede com super capacitor para armazenamento.
A solução de microrrede está alinhada ainda aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) com os quais a Neoenergia tem compromisso, especialmente o de número 7, prioritário para a companhia por prever o fornecimento de energia limpa e acessível. Com o acesso à energia, essa população terá benefícios econômicos e sociais, que serão acompanhados no âmbito do projeto para garantir o desenvolvimento da localidade.
Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics