VÍDEO: Pai se desespera em bloqueio de ato golpista que impedia menino de fazer cirurgia para não ficar cego

Um vídeo mostra o desespero de um pai ao tentar negociar com o grupo que bloqueava uma rodovia em Sorriso, no Mato Grosso, para passar com o filho que precisava de uma cirurgia para não ficar cego. O protesto golpista era mobilizado por bolsonaristas contrários ao resultado da eleição presidencial.
VOCÊ VIU ISSO? Realize o seu consórcio, ganhe uma camisa torcida Moto Clube e cupons para concorrer a uma Honda Elite 0Km
Segundo o homem que aparece no vídeo, Éder Rodrigues, o caso aconteceu na madrugada da terça-feira (22/11) e foi registrado em um vídeo, que circula pelas redes sociais. O filho dele, de 9 anos de idade, estava em um ônibus com outros 24 pacientes da Secretaria de Saúde que foi barrado na BR-163.
A criança teve o olho perfurado em um acidente na escola, já havia passado por outros procedimentos, mas seguia para uma nova cirurgia.

Na imagem, Éder conversa com o grupo. Mesmo após ouvirem que bloqueavam a passagem da criança com risco de perder a visão e de outros pacientes, participantes do protesto dizem que vão impedir a passagem.
“Vai a pé. De carro, não passa”, diz um dos homens.
O pai ainda insiste dizendo que o filho pode perder o olho e um dos homens responde: “Eu não tenho problema com o olho do seu filho. Pega um avião e vai. Não vai passar”.
O pai segue numa discussão com um dos manifestantes e só se afasta após o filho mais velho dele intervir.
Homens com facões e foices
Éder contou que, mesmo com o apelo, os pacientes tiveram que retornar sem conseguir o atendimento. Ele conta que no local havia cerca de dez homens, e alguns deles seguravam facões e foices.
“Foi um sentimento de impotência e revolta. Quando um deles disse que não se importavam que meu filho ficasse cego, me exaltei. Só me acalmei quando meu filho mais velho, de 13 anos, começou a falar comigo”, relatou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/R/s/WjBtf2TRit5DlG1j2rTw/whatsapp-image-2022-11-23-at-11.26.13.jpeg)
O pai relata que já havia enfrentado outros bloqueios no trajeto até o hospital e andado com os demais pacientes por cerca de quatro quilômetros dentro de uma fazenda até conseguirem voltar à rodovia.
“Havíamos passado por outros bloqueios naquela noite, porque o trânsito estava liberado para ambulâncias e para quem tinha consulta médica e cirurgia. Neste ponto, fomos barrados”, contou.
A cirurgia da criança foi remarcada para a tarde desta quarta-feira (23). Segundo a família, o procedimento para retirar uma hérnia e a drenagem de um coágulo de um dos olhos começou por volta das 14h e durou quatro horas.
Ver essa foto no Instagram