Ministério da Educação divulga calendário de pagamentos do programa Pé-de-Meia 2026

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (19/2) o calendário de pagamentos do programa Pé-de-Meia para 2026. O programa, criado para incentivar a permanência e conclusão dos estudos do ensino médio público, contará com repasses mensais e parcelas únicas ao longo do ano para os estudantes contemplados.
Casa à venda em Conceição do Jacuípe oferece excelente custo-benefício
O primeiro pagamento, referente ao incentivo matrícula, ocorrerá entre 23 e 30 de março de 2026. A partir de abril, os estudantes receberão mensalmente parcelas de R$ 200, com base no mês de nascimento. O total de R$ 9.200 pode ser recebido pelos alunos ao longo do ciclo, desde que cumpram critérios como uma frequência mínima de 80% das aulas. Em caso de não cumprimento dessa meta, a parcela pode ser bloqueada, mas será liberada posteriormente caso a média anual seja regularizada.
Confira o cronograma do Pé-de-Meia 2026
- Incentivo matrícula (parcela única): 23 a 30 de março
- Incentivo frequência (1ª parcela): 27 de abril a 4 de maio
- Incentivo frequência (2ª parcela): 25 de maio a 1º de junho
- Incentivo frequência (3ª parcela): 29 de junho a 6 de julho
- Incentivo frequência (4ª parcela): 24 a 31 de agosto
- Incentivo frequência (5ª parcela): 21 a 28 de setembro
- Incentivo frequência (6ª parcela): 19 a 26 de outubro
- Incentivo frequência (7ª parcela): 23 a 30 de novembro
- Incentivo frequência (8ª parcela): 21 a 28 de dezembro
- Incentivo frequência (9ª parcela): 25 de janeiro a 1º de fevereiro
- Incentivo Enem e incentivo conclusão (parcelas únicas): 22 de fevereiro a 1º de março.
A mecânica do pagamento será feita diretamente em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome dos alunos, e, no caso de menores de idade, a movimentação financeira dependerá da autorização do responsável legal.
Em vigor desde março de 2024, o Pé-de-Meia visa garantir apoio financeiro a estudantes do ensino médio público, com a meta de reduzir a evasão escolar e promover a continuidade dos estudos. O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou à Agência Brasil que está em negociação com o presidente da Câmara, Hugo Motta, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para ampliar o programa a todos os estudantes do ensino médio público a partir de 2026.
Com a ampliação do programa, mais estudantes poderão ser beneficiados e ajudar a fortalecer a educação básica no país, incentivando o compromisso com a escolaridade e a conclusão do ensino médio.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!