Lula desembarca na Índia e participa de cúpula sobre IA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta quarta-feira (18/2) em Nova Délhi, capital da Índia, para uma visita oficial a convite do primeiro-ministro Narendra Modi.
Prefeitura divulga novos números do Disk Entulho em Conceição do Jacuípe
O primeiro compromisso de Lula, na quinta-feira (19), será a participação em uma cúpula internacional que debate o impacto da inteligência artificial (IA) no mundo. O evento, iniciado na segunda-feira (16), reúne chefes de Estado e executivos do setor de tecnologia. Lula deverá discursar na plenária de alto nível, dando continuidade ao chamado “processo de Bletchley”, série de encontros intergovernamentais voltados à segurança, governança e cooperação global em IA.
Durante a programação, também serão discutidas fontes de financiamento para democratização da tecnologia, além do uso da IA para inovação, desenvolvimento social e empoderamento da população. Esta será a primeira vez que um presidente brasileiro participa de um evento global de alto nível dedicado ao tema.
Na sexta-feira (20), o governo brasileiro promoverá o evento paralelo “IA para o bem de todos”, que apresentará as perspectivas do Brasil para o futuro da inteligência artificial. O encontro contará com ministros das áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gestão e Inovação, Educação, Saúde e Comunicações.
Esta é a segunda viagem de Lula à Índia neste mandato e ocorre como retribuição à visita de Narendra Modi ao Brasil, em julho de 2025, durante a Cúpula do Brics. Em nota, a Presidência destacou que a agenda abre novas oportunidades de cooperação bilateral, especialmente nas áreas econômica, turística, agrícola, energética e sustentável.
Brasil e Índia mantêm parceria estratégica desde 2006. Durante a visita, devem ser firmados acordos envolvendo terras raras e minerais críticos, além da assinatura de uma declaração conjunta sobre parceria digital para o futuro.
A viagem também deverá reforçar as negociações para ampliar o acordo comercial entre Mercosul e Índia e oficializar a ampliação do prazo de validade de vistos de negócios e turismo, que pode passar de cinco para dez anos entre os dois países.
São esperados ainda avanços na cooperação entre a Embraer e a empresa indiana Adani Defense & Aerospace, fortalecendo o setor aeroespacial. Em 2025, a Índia foi o quinto maior parceiro comercial do Brasil, com corrente de comércio de US$ 15,2 bilhões.
A Índia também se destaca como potência farmacêutica e em tecnologia em saúde. O governo brasileiro prevê a assinatura de acordos para atração de investimentos, acesso a novos medicamentos e ampliação de pesquisas conjuntas.
Na pauta internacional, Lula e Modi devem firmar documento conjunto sobre desafios ao multilateralismo, comércio internacional, reforma do Conselho de Segurança da ONU e a situação em Gaza.
Durante a visita, Lula também participará da inauguração do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na Índia, além de um fórum empresarial com mais de 300 empresários brasileiros.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!