Início da Quaresma: o que significa a Quarta-feira de Cinzas e quais são as tradições

Fim do Carnaval e início de um tempo de reflexão para os cristãos, a Quarta-feira de Cinzas marca a transição entre a folia e o período de preparação para a Páscoa. A data abre oficialmente a Quaresma, que dura 40 dias e antecede a celebração da ressurreição de Jesus Cristo que, em 2026, será comemorada no dia 3 de abril.

Conceição do Jacuípe conquista Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização na categoria Prata

Neste primeiro dia quaresmal, é tradição entre os fiéis praticar jejum e abstinência de carne, especialmente na Igreja Católica.

Pode comer carne na Quarta-feira de Cinzas?

A Quaresma é considerada um período de penitência, oração e conversão espiritual. Por isso, sobretudo na tradição católica, é comum que os fiéis deixem de consumir carne vermelha na Quarta-feira de Cinzas.

A abstinência também costuma ocorrer em todas as sextas-feiras até o fim da Quaresma. Nesse período, peixes e frutos-do-mar ganham mais espaço no cardápio como alternativa à carne.

Quem pratica a Quaresma?

A tradição é observada principalmente por católicos, mas também por fiéis da Igreja Ortodoxa, anglicanos e luteranos. Devido ao sincretismo religioso presente no Brasil, a Quaresma também encontra representações em algumas religiões de matriz africana.

Quarta-feira de Cinzas é feriado?

A Quarta-feira de Cinzas não é feriado nacional. A data é considerada ponto facultativo em todo o Brasil. Isso significa que a liberação do trabalho depende de acordos entre empregadores e funcionários ou de decretos estaduais e municipais.

Em geral, bancos e repartições públicas retomam o expediente a partir do meio-dia, enquanto comércio e indústria seguem regras definidas em convenções coletivas.

O que significa a Quaresma?

A palavra “Quaresma” tem origem no termo em latim quadragesima dies, que significa “quadragésimo dia”. O número 40 aparece diversas vezes na tradição bíblica, o que pode ter influenciado a escolha da duração do período.

Entre os episódios associados estão os 40 dias de jejum de Jesus Cristo no deserto antes de iniciar seu ministério, os 40 dias do dilúvio na história da Arca de Noé, o tempo que Moisés permaneceu no Monte Sinai e os 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto.

Jejum, oração e penitência

Por ser um tempo de preparação para a Páscoa, a Quaresma é marcada por práticas como jejum, caridade e oração, especialmente na tradição católica. O período é visto como uma oportunidade de reflexão e fortalecimento da fé.

O que significa a cor roxa?

Durante a Quaresma, os ministros da Igreja utilizam vestimentas roxas, cor que simboliza luto, dor e penitência. Na Quarta-feira de Cinzas, é comum a celebração de missas em que os fiéis recebem uma cruz de cinzas na testa.

O gesto remete a uma tradição bíblica de arrependimento, quando pessoas lançavam cinzas sobre a própria cabeça como sinal de humildade e conversão.

Como surgiu a Quaresma?

A prática da Quaresma surgiu por volta do ano 350. Cerca de dois séculos após o nascimento de Jesus, os cristãos já realizavam um período de três dias de oração, meditação e jejum para preparar a celebração da Páscoa. Com o tempo, a Igreja ampliou esse tempo de preparação para os atuais 40 dias.

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics