Sisu 2026: instituições públicas iniciam convocação de lista de espera

Os resultados devem ser conferidos diretamente no site da universidade pública que escolheram.

As instituições públicas de ensino superior que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 iniciaram nesta quarta-feira (11/2) a convocação dos candidatos da lista de espera, para ocupar as vagas eventualmente não preenchidas na chamada regular do programa. A convocação segue a ordem de classificação dos candidatos, levando em consideração a modalidade de concorrência e a disponibilidade de vagas

CrediAmigo chega a Conceição do Jacuípe e amplia oportunidades para pequenos empreendedores

O Sisu é o processo seletivo que reúne as vagas ofertadas por universidades e institutos públicos de ensino superior de todo o Brasil, com a maioria das vagas oriundas da rede federal de ensino superior, como universidades e institutos federais. Para garantir uma vaga por meio da lista de espera, o estudante deve ter manifestado interesse previamente, durante o período de inscrição.

Os candidatos inscritos na lista de espera devem acompanhar as convocações diretamente no site da universidade pública que escolheram. É fundamental que o candidato fique atento aos prazos e aos procedimentos exigidos para matrícula ou registro acadêmico, que são definidos por cada instituição no seu respectivo edital.

No edital, a universidade também informa os horários e locais de atendimento, além de indicar se disponibiliza plataformas eletrônicas para o registro acadêmico e envio dos documentos necessários para a matrícula.

Os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025, com o objetivo de obter o certificado de conclusão do ensino médio, podem acessar a declaração digital para a pré-matrícula diretamente na Página do Participante do Enem, utilizando o login da plataforma Gov.br. Para obter o certificado, os candidatos com 18 anos ou mais precisam ter alcançado, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento do Enem, além de ter obtido pelo menos 500 pontos na redação.

O Sisu 2026 oferece um total de mais de 274 mil vagas para 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios em todo o Brasil. Deste total, 148,9 mil vagas (54,3%) são destinadas a candidatos contemplados pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) e outras ações afirmativas próprias de universidades públicas.

O Ministério da Educação (MEC) destaca que esta é a maior edição do programa na história do Sisu, com a participação de 136 instituições públicas de ensino superior em todo o país. Segundo dados do MEC, na chamada regular do Sisu 2026, 99% das vagas foram preenchidas, e 271.789 candidatos foram aprovados entre os 1,8 milhão de inscritos.

Se você ainda não foi convocado, é hora de acompanhar de perto as atualizações e não perder a oportunidade de ingressar na universidade pública através do Sisu 2026.

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics