Após ser chamado de “negro sujo” e “macaco” por alunos, porteiro denuncia racismo e é demitido em escola particular

Um ex-porteiro de uma escola particular de Campinas (SP) denunciou à Polícia Civil um caso de racismo que afirma ter sofrido dentro do ambiente de trabalho. Segundo ele, estudantes o chamaram de “negro sujo”, “macaco” e “sub-raça”. Após comunicar o episódio à direção da unidade, acabou sendo demitido.

CrediAmigo chega a Conceição do Jacuípe e amplia oportunidades para pequenos empreendedores

A vítima, identificada como Rodnei Ferraz, relatou que o caso ocorreu no dia 15 de dezembro de 2025, em uma unidade do colégio localizada no distrito de Barão Geraldo. O boletim de ocorrência foi obtido nesta terça-feira (10).

De acordo com o relato, três alunos do ensino médio estavam na escola para realizar provas de recuperação quando começaram a fazer tumulto na entrada da unidade, sem supervisão de monitores. Em determinado momento, entraram em um banheiro e passaram a gritar.

Ao chamar a atenção dos estudantes, Rodnei afirma que foi alvo das ofensas racistas. “Ele disse: ‘Eu pago o seu salário, você é um sub-raça, um negro sujo e um macaco’”, relatou.

Com 20 anos de experiência na profissão e há quatro meses trabalhando na instituição, o porteiro disse que ficou em estado de choque diante das agressões verbais.

“É revoltante, porque você se sente frágil e impotente com essa situação ridícula que aconteceu comigo. Naquele momento, me senti muito constrangido”, afirmou.

Segundo ele, após relatar o ocorrido à direção da escola, foi desligado da função.

A instituição foi procurada para comentar a denúncia, e a matéria será atualizada assim que houver posicionamento.

Casos de racismo em alta

O caso se soma a dados que apontam crescimento nas denúncias de racismo no estado de São Paulo. Segundo o Disque 100, foram registradas 1.088 denúncias em 2025, um aumento de 20,2% em relação a 2024, quando houve 905 registros.

Em Campinas, foram contabilizadas 26 denúncias no ano passado, contra 21 no mesmo período anterior.

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics