“É a jornada das jornadas”, afirma Gilmara Belmon ao fazer balanço da Jornada Pedagógica 2026

Secretária destaca avanços da rede municipal, reconhecimento estadual e conquistas que demonstra a educação como construção coletiva

A secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte de Amélia Rodrigues, Gilmara Belmon, fez um balanço positivo da Jornada Pedagógica 2026, que chegou ao fim nesta quinta-feira (5/2), após três dias de intensa programação. Em entrevista ao FALA GENEFAX, a titular da pasta classificou o evento como um marco para a educação do município e destacou os avanços conquistados pela rede municipal de ensino.

Secretária Gilmara Belmon abre Jornada Pedagógica 2026 com mensagem de valorização da educação pública

Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMEAR), a jornada teve como tema “O nós que nos sustenta: a escola é porque nós somos”, inspirado no princípio do Ubuntu, filosofia africana que valoriza a interdependência humana, as relações e a construção coletiva do bem comum.

CONFIRA TODAS AS FOTOS AQUI!

Foto: FALA GENEFAX

Durante a avaliação do evento, Gilmara afirmou que a jornada superou expectativas. “Considero que é a jornada das jornadas. O próprio prefeito, na abertura solene, já havia dito que previa que essa seria a melhor jornada da nossa gestão, e eu concordo com ele”, pontuou.

A secretária também destacou o reconhecimento recebido por parte da gestão municipal e da comunidade escolar, ressaltando a importância de ser uma professora da própria rede à frente da pasta.

“É muito importante para mim e para a rede esse convite. O prefeito sempre fala da minha competência e do meu compromisso, e eu fico muito feliz não só pelo reconhecimento da gestão, mas também de toda a rede municipal de ensino”, afirmou.

Foto: FALA GENEFAX

Reconhecimento da rede e avanços na educação

O retorno dos educadores, gestores e demais profissionais que participaram da jornada foi extremamente positivo. Para ela, os elogios refletem um trabalho construído de forma coletiva.

“Não é a sensação de missão cumprida, porque estamos sempre nos transformando, mas é um trabalho de muitas mãos. Eu lidero esse trabalho de construção e reconstrução da educação em Amélia Rodrigues e, de fato, reconheço, sim, que nós estamos tendo muitos avanços”, disse.

Foto: FALA GENEFAX

Ela destacou ainda o reconhecimento da educação de Amélia Rodrigues em âmbito regional e estadual, citando a presença do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Bahia na jornada pedagógica e os elogios ao trabalho desenvolvido no município.

Selo Ouro e conquistas dos alunos

Outro ponto destacado pela secretária foi a conquista do Selo Ouro no Compromisso Nacional com a Alfabetização, além das premiações alcançadas por estudantes da rede municipal.

“Receber uma premiação é um reconhecimento público de que estamos no caminho certo, com um trabalho fundamentado, coletivo e comprometido”, afirmou.

Ela ressaltou que, além do Selo Ouro conquistado no ano anterior, o município voltou a alcançar o nível ouro no resultado preliminar mais recente. Gilmara também celebrou a conquista do estudante Ângelo Miguel, do Colégio Municipal Cleusa da Conceição Arão, que conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), tanto em nível estadual quanto nacional.

Além disso, Amélia Rodrigues passou a integrar, em 2025, o Mapa de Experiências Inspiradoras do Ministério da Educação, com ações voltadas à educação em tempo integral.

Foto: FALA GENEFAX

Palestras e formação crítica

Sobre os palestrantes da Jornada Pedagógica, a secretária destacou o cuidado na escolha dos convidados.

“Não escolhemos apenas nomes de destaque, mas pessoas que trazem outras epistemologias e contribuições reais para a educação”, explicou.

Entre os destaques, ela citou o escritor indígena Daniel Munduruku, que apresentou sobre a pedagogia do pertencimento, e a promotora Dra. Lívia Sant’Anna Vaz, que abordou uma perspectiva decolonial e estratégias práticas de enfrentamento e prevenção ao racismo nas escolas.

Mensagem para o ano letivo

Ao encerrar a entrevista, Gilmara Belmon deixou uma mensagem para toda a comunidade escolar do município.

“Nós estamos juntos e juntas. O ‘nós que nos sustenta’ é mais do que um tema, é uma prática que queremos vivenciar durante todo o ano letivo. Vamos continuar investindo na valorização dos profissionais, na estrutura das escolas e na formação dos nossos estudantes, trabalhando incansavelmente para alcançar patamares ainda maiores na educação”, concluiu.

 

 

 

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics