Prefeita Tânia Yoshida alerta sobre golpe com uso indevido de seu nome e imagem em contatos feitos a empresas

A prefeita de Conceição do Jacuípe, Tânia Yoshida (PSD), veio a público nesta quarta-feira (4/2) para esclarecer um fato grave envolvendo o uso indevido de seu nome e imagem. Por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, a gestora explicou que uma pessoa utilizou sua fotografia e um número de telefone que não pertence a ela para entrar em contato com uma empresa, solicitando ajuda financeira para um suposto evento ambiental em nome da Prefeitura.
Conforme explicado pela pefeita, o contato fraudulento chegou a ser feito com a FCC, empresa que possui sede em Conceição do Jacuípe, mas a ligação teria sido direcionada a uma unidade em Campo Bom, no Rio Grande do Sul. A situação quase resultou em uma transferência via Pix, evitada após a desconfiança do diretor da empresa.
“Uma pessoa usou a minha foto e um telefone que não é meu. Ligou pedindo ajuda para um evento do meio ambiente. Eu jamais faria isso sem documento, apenas por telefone. Aqui é setor público, tudo é documentado, tudo é formal”, afirmou Tânia Yoshida.
A prefeita reforçou que nenhuma solicitação em nome da gestão municipal é feita de maneira informal, sem documentos oficiais, assinaturas e carimbos, e pediu que empresas e comerciantes não atendam a pedidos feitos apenas por telefone ou mensagens.
“Peço encarecidamente que, se chegar qualquer coisa usando o meu nome, não atendam. Tudo que sai daqui só sai documentado, com assinatura e, muitas vezes, com mais de uma autorização. Isso é lastimável e configura crime, um crime grave”, destacou.
Ao final do pronunciamento, Tânia Yoshida pediu desculpas públicas à FCC pelo transtorno causado e reforçou que jamais faria esse tipo de solicitação, seja à empresa ou a qualquer outra instituição ou pessoa física.
“Peço desculpas de coração à FCC. E quero dizer a vocês que por favor, nenhuma empresa e nenhum comerciante faça isso, atendendo pedidos que usem o meu nome ou um telefone com a minha foto. Isso é fake e configura crime”, disse.
A prefeita também aproveitou para convidar a população a acompanhar sua live semanal, que será realizada nesta quinta-feira (5), às 19h, quando irá debater o uso da inteligência artificial ao lado de uma especialista, incluindo os riscos, o uso indevido de imagem e as leis existentes para punição desse tipo de crime.
Por fim, a chefe do Executivo Municipal reforçou que toda ação oficial da Prefeitura de Conceição do Jacuípe acontece de forma transparente, documentada e pelos canais institucionais corretos, e alertou a população para que fique atenta a possíveis tentativas de golpe. Em caso de dúvida, a orientação é procurar sempre os canais oficiais da Prefeitura.
ASSISTA
Ver essa foto no Instagram
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!