Xuxu, secretário de agricultura de Santo Amaro, alerta DNIT sobre risco de acidentes na BR-324 e pede retorno de radar
O secretário municipal de Agricultura, Pesca, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Santo Amaro, José Ângelo da Anunciação, conhecido como Xuxu, encaminhou um ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alertando para uma situação crítica de risco viário na BR-324, no entroncamento próximo ao Posto São Luís.
Santo Amaro realiza Jornada Pedagógica 2026 com foco na alfabetização para a vida
Conforme detalhado no documento, o trecho apresenta problemas recorrentes relacionados ao estacionamento irregular de caminhões no acostamento da rodovia e nas imediações do posto de combustíveis, o que compromete a visibilidade dos motoristas e aumenta o risco de acidentes.
Caminhões no acostamento e falta de radar agravam risco
Segundo o secretário, a presença constante de carretas paradas no acostamento dificulta a entrada de veículos na BA-084, via que dá acesso ao município de Santo Amaro através do distrito de Oliveira dos Campinhos, especialmente para motoristas que trafegam nos sentidos Feira de Santana–Salvador e Salvador–Feira de Santana.
“Você não tem como desacelerar seu carro para entrar na BA, e isso vem provocando alguns acidentes”, afirmou Xuxu em registro feito no local.
Ele também destacou que havia um radar de controle de velocidade no local, mas o equipamento foi retirado e ainda não foi reinstalado, o que favorece o aumento da velocidade dos veículos.

Pedido de providências ao DNIT
No ofício encaminhado ao superintendente regional do DNIT na Bahia, Roberto Alcântara de Souza, o titular da pasta solicita a avaliação técnica da área e a adoção de medidas para reduzir os riscos de acidentes, entre elas:
- Fiscalização e proibição do estacionamento irregular de caminhões no acostamento;
- Análise da reimplantação de redutor de velocidade ou de outros dispositivos de moderação de tráfego;
- Eventual sinalização ou intervenção viária que restabeleça condições adequadas de segurança e visibilidade.
O documento ressalta que a obstrução visual causada pelos veículos estacionados reduz o tempo de reação dos motoristas e cria um cenário crítico do ponto de vista da segurança viária, com risco iminente de acidentes de grande proporção.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!
