Polícia Militar da Bahia deflagra primeira Operação Força Total de 2026

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29/1), a primeira edição da Operação Força Total de 2026. A ação ocorre simultaneamente nos 417 municípios do estado e tem como principal objetivo ampliar a presença policial e coibir a criminalidade, especialmente no período que antecede o Carnaval.
SineBahia divulga vagas de emprego nas áreas industrial e educacional em Conceição do Jacuípe
Ao longo do dia, a Operação Força Total mobiliza um grande efetivo policial, com o emprego de viaturas, motocicletas, drones e aeronaves, além do uso de informações estratégicas de inteligência.
As ações incluem patrulhamento ostensivo, incursões em áreas consideradas sensíveis, retirada de barricadas, abordagens preventivas e cumprimento de mandados judiciais, tanto em áreas urbanas quanto rurais.
Resultados das edições anteriores
Em 2025, durante 12 edições da Operação Força Total, a PMBA retirou de circulação 322 armas de fogo, apreendeu 81 adolescentes, prendeu 935 pessoas, recuperou 183 veículos e cumpriu 160 mandados de prisão.
Na edição realizada em dezembro do ano passado, os números foram expressivos:
- 51.954 abordagens a pessoas;
- 13.772 veículos, 141 ônibus e 16.477 motocicletas fiscalizados;
- 14 armas apreendidas;
- 13 veículos recuperados;
35 prisões em flagrante e cumprimento de 28 mandados judiciais.
A Polícia Militar destaca que a Operação Força Total faz parte de um conjunto de estratégias voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à prevenção de crimes em todo o estado.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!