Rui Costa confirma saída da Casa Civil para disputar o Senado em 2026
Ministro deixa o cargo no fim de março e consolida desenho da chapa governista na Bahia

O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), confirmou que deixará o comando do ministério no final de março para disputar as eleições deste ano. A declaração foi feita no sábado (24), durante agenda no município de Maracás, no sudoeste baiano, e repercutiu nesta segunda-feira (26).
Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), Rui participou da inauguração de obras estruturantes na região e confirmou à imprensa que será candidato ao Senado Federal pela chapa majoritária.
“Eu saio do ministério no final de março e serei candidato a senador da República, junto com Jerônimo a governador e [Jaques] Wagner senador”, afirmou.
A decisão põe fim às especulações sobre uma possível candidatura de Rui Costa ao Governo da Bahia, hipótese levantada diante de articulações nacionais do PT e do receio de um eventual afastamento do PSD da base governista. O cenário também envolve o senador Angelo Coronel (PSD), que busca a reeleição e participa das negociações para a formação da chapa no estado.
Com a confirmação de Rui Costa na disputa pelo Senado, o quadro eleitoral do grupo governista na Bahia passa a ganhar contornos mais definidos para o pleito.
Em tempo
Durante agenda recente em Salvador, Rui Costa também anunciou que o governo federal irá realizar um estudo de viabilidade para a implantação de um trem ligando Salvador a Alagoinhas. Segundo o ministro, a proposta integra um planejamento estadual de mobilidade e infraestrutura, com previsão de publicação do estudo até abril deste ano.
O governador Jerônimo Rodrigues reforçou que a ligação ferroviária até Alagoinhas é uma das prioridades do governo, destacando que já há recursos do PAC destinados à elaboração do projeto técnico.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!
