Ex-paciente oncológico do HEC celebra nascimento do primeiro filho e batiza criança em homenagem ao hospital

A história de Endio Silva, natural de Wagner, na região da Chapada Diamantina, com o Hospital Estadual da Criança (HEC) começou pouco antes dele completar 16 anos, quando foi diagnosticado com leucemia. O tratamento durou seis anos e foi acompanhado pela equipe do Serviço de Oncologia do HEC. Em fevereiro de 2025, aos 22 anos, Endio concluiu o tratamento e tocou o sino da cura, marcando oficialmente o fim do acompanhamento oncológico.

GBarbosa promove mega feirão de colchões Ortobom em Conceição do Jacuípe com produtos a partir de R$ 15,90

Durante o período de tratamento, Endio conheceu Evine Nunes, também natural de Wagner, com quem construiu uma família. Em Janeiro de 2026, quase um ano depois da alta de Endio, o casal celebrou o nascimento do primeiro filho também no HEC e, em homenagem ao hospital, batizou a criança de Hector, nome formado a partir das iniciais da unidade de saúde. O parto foi realizado em caráter de urgência, e tanto a mãe quanto o bebê precisaram de internação na UTI, mas ambos receberam alta médica nesta segunda-feira (26/1) e passam bem.

Ex-paciente oncológico do HEC celebra nascimento do primeiro filho e batiza criança em homenagem ao hospital – Foto: Caio Brito/Ascom HEC

Segundo Evine Nunes, o nascimento do filho no mesmo hospital onde o companheiro foi tratado tem um significado especial. “Endio sempre me contou sobre os muitos anos vividos aqui, o medo presente em cada etapa do tratamento, mas também sobre o acolhimento recebido de todos os profissionais, que o ajudaram a suportar esse período junto com a família. Voltar ao HEC para trazer nosso filho ao mundo foi muito emocionante”, afirmou.

Endio Silva destacou a importância do atendimento recebido ao longo dos anos. “O HEC fez parte da minha vida em momentos muito difíceis. Aqui encontrei cuidado, apoio e profissionais que nunca desistiram. Dar o nome de Hector ao nosso filho é uma forma de agradecer por tudo que vivemos”, disse.

Ex-paciente oncológico do HEC celebra nascimento do primeiro filho e batiza criança em homenagem ao hospital – Foto: Caio Brito/Ascom HEC

A coordenadora de enfermagem do Serviço de Oncologia do HEC, Eula Rayssa, ressaltou o impacto da história para a equipe. “Acompanhar a trajetória de Endio, desde o diagnóstico até a cura, e depois vê-lo retornar como pai, é algo que reforça o sentido do nosso trabalho e do cuidado contínuo que oferecemos”, afirmou.

O Hospital Estadual da Criança é uma unidade materno-infantil de média e alta complexidade 100% SUS, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e gerida pela Liga Álvaro Bahia, atendendo crianças, adolescentes e suas famílias em diversas especialidades.

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics