Daniel Munduruku, Lívia Vaz e Thaic Carvalho são presenças confirmadas na Jornada Pedagógica 2026 de Amélia Rodrigues
Evento promovido pela SEMEAR reunirá nomes de destaque nacional para refletir sobre a função social da escola pública

A Prefeitura de Amélia Rodrigues, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMEAR), confirmou a participação de nomes de destaque nacional na Jornada Pedagógica 2026. O educador e escritor indígena Daniel Munduruku, a promotora de Justiça Lívia Vaz e a jornalista Thaik Carvalho estão entre os convidados do evento, que acontece entre os dias 03 e 05 de fevereiro.
Com o tema “O nós que nos sustenta: a escola é porque nós somos”, a Jornada Pedagógica 2026, de Amélia Rodrigues, propõe uma reflexão sobre a função social da escola pública e o fortalecimento das relações que constroem o cotidiano escolar.

O tema orientador da Jornada inspira-se no princípio do Ubuntu, filosofia africana que reconhece a interdependência humana, a centralidade das relações e a construção coletiva do bem comum. De acordo com Gilmara Belmon, secretária de Educação do município, no contexto educacional, o Ubuntu reafirma que a escola existe porque é construída diariamente por pessoas, saberes, práticas e relações que se entrelaçam no fazer pedagógico.
“Ao longo dos três dias de programação, educadores e profissionais da rede municipal de ensino participarão de momentos formativos, palestras e reflexões que reforçam a ideia de que a educação pública se sustenta no “nós”: no trabalho coletivo, na corresponsabilidade institucional e no reconhecimento de que cada profissional é parte essencial do projeto educativo da rede”.
A Jornada Pedagógica marca o início do ano letivo na cidade.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!