Governo inicia renovação automática e gratuita da CNH para bons condutores

Motoristas classificados como “bons condutores” passam a ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) renovada automaticamente e sem custos pelo Governo Federal. A medida foi assinada nesta sexta-feira (9/1) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e já começou a valer.

Prefeita Tânia Yoshida expõe possível armadilha envolvendo suposta doação em escola municipal: ‘Perversidade’

A renovação será feita de forma totalmente digital, por meio do sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Os condutores contemplados recebem uma notificação no aplicativo CNH Digital informando sobre a renovação automática, sem a necessidade de pagamento de taxas ou realização de novos exames.

A mensagem enviada aos motoristas diz: “O governo do Brasil, por meio do Ministério dos Transportes e do programa CNH do Brasil, renovou automaticamente sua CNH, sem taxas e sem novos exames. Obrigado por dirigir com responsabilidade e ajudar a salvar vidas.”

A medida tem efeito retroativo a 10 de dezembro de 2025, data da assinatura da medida provisória que instituiu a renovação automática. Com isso, condutores com CNH vencida a partir desse período e que atendam aos critérios já estão sendo beneficiados.

Segundo o ministro Renan Filho, cerca de 70% dos motoristas que precisariam renovar a CNH entre 10 de dezembro de 2025 e 7 de janeiro de 2026 são classificados como bons condutores. Somente nesta sexta-feira, 371 mil pessoas devem receber a notificação. A economia estimada para esses motoristas é de aproximadamente R$ 122 milhões.

Quem é considerado “bom condutor”

Para ter direito à renovação automática e gratuita, o motorista precisa:

  • Não ter pontos na CNH nos últimos 12 meses;
  • Não ter infrações de trânsito registradas no mesmo período;
  • Estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).

Nesses casos, a renovação ocorre automaticamente assim que a CNH atinge a data de vencimento.

A medida vale para todas as categorias, incluindo motoristas profissionais. Quem optar pela versão física da CNH deverá procurar o Detran e pagar pelo serviço.

Quem não pode receber o benefício

Não estão contemplados pela renovação automática:

  • Condutores com 70 anos ou mais;
  • Motoristas entre 50 e 69 anos, que poderão usar o benefício apenas uma vez;
  • Condutores cuja CNH tenha validade reduzida por recomendação médica, em casos de doenças progressivas ou condições que exijam acompanhamento periódico.
FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics