Ex-jogador de Santos, Fluminense e Vasco, Biribinha morre aos 71 anos em Feira de Santana

O ex-jogador de futebol Gilmar Luís de Santana, conhecido como Biribinha, morreu na madrugada desta sexta-feira (9/1), aos 71 anos, em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. Segundo a família, ele morreu em casa, no bairro Rua Nova, em decorrência de complicações relacionadas à diabetes.
Festa da Purificação 2026 promete movimentar Santo Amaro e abre cadastramento para trabalhadores
Natural de Recife, em Pernambuco, Gilmar chegou a Feira de Santana com pouco mais de um ano de idade. Reconhecido como um dos maiores jogadores de futebol já revelados pelo município, Biribinha ficou conhecido pela habilidade, velocidade e facilidade no drible atuando como ponta esquerda. O apelido surgiu ainda na infância, pela semelhança física e pelo estilo de jogo com Biriba, jogador do Bahia nos anos 1960.
Ao longo da carreira Biribinha atuou por clubes tradicionais do futebol brasileiro como Santos, Fluminense e Vasco, onde foi tricampeão carioca juvenil, nos anos de 1970, além de equipes nos Estados Unidos, México e Chile. Nos últimos anos enfrentou problemas de saúde e passou por duas amputações nos membros inferiores.
Em 2023, foi homenageado pela Câmara Municipal de Feira de Santana com a Comenda Maria Quitéria, durante sessão solene que reuniu autoridades, jornalistas esportivos, ex-jogadores e admiradores, em reconhecimento à sua contribuição para o esporte local e nacional.
Biribinha deixa quatro filhos. O velório acontece no Centro de Velório Gilson Macedo, no bairro Kalilândia, e o sepultamento está marcado para as 16h, no Cemitério Jardim Celestial, no bairro SIM, em Feira de Santana.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!