Ex-jogador de Santos, Fluminense e Vasco, Biribinha morre aos 71 anos em Feira de Santana

O ex-jogador de futebol Gilmar Luís de Santana, conhecido como Biribinha, morreu na madrugada desta sexta-feira (9/1), aos 71 anos, em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. Segundo a família, ele morreu em casa, no bairro Rua Nova, em decorrência de complicações relacionadas à diabetes.

Festa da Purificação 2026 promete movimentar Santo Amaro e abre cadastramento para trabalhadores

Natural de Recife, em Pernambuco, Gilmar chegou a Feira de Santana com pouco mais de um ano de idade. Reconhecido como um dos maiores jogadores de futebol já revelados pelo município, Biribinha ficou conhecido pela habilidade, velocidade e facilidade no drible atuando como ponta esquerda. O apelido surgiu ainda na infância, pela semelhança física e pelo estilo de jogo com Biriba, jogador do Bahia nos anos 1960.

Ao longo da carreira Biribinha atuou por clubes tradicionais do futebol brasileiro como Santos, Fluminense e Vasco, onde foi tricampeão carioca juvenil, nos anos de 1970, além de equipes nos Estados Unidos, México e Chile. Nos últimos anos enfrentou problemas de saúde e passou por duas amputações nos membros inferiores.

Em 2023, foi homenageado pela Câmara Municipal de Feira de Santana com a Comenda Maria Quitéria, durante sessão solene que reuniu autoridades, jornalistas esportivos, ex-jogadores e admiradores, em reconhecimento à sua contribuição para o esporte local e nacional.

Biribinha deixa quatro filhos. O velório acontece no Centro de Velório Gilson Macedo, no bairro Kalilândia, e o sepultamento está marcado para as 16h, no Cemitério Jardim Celestial, no bairro SIM, em Feira de Santana.

 

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics