Meu INSS se consolida como principal porta de acesso aos serviços da Previdência Social

Plataforma digital reúne mais de 100 atendimentos, substitui filas nas agências e permite desde pedidos de benefícios até prova de vida e contestação de descontos

As longas filas nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), comuns em décadas passadas, deram lugar a um atendimento cada vez mais digital e centralizado. Hoje, o Meu INSS, acessado pelo site ou aplicativo, tornou-se a principal porta de entrada para os segurados que desejam utilizar os serviços da Previdência Social, reunindo mais de cem opções de atendimento em um único ambiente virtual.

Por meio da plataforma, o cidadão pode solicitar e acompanhar aposentadorias, pensões por morte, auxílios e benefícios assistenciais, além de agendar perícias médicas, consultar resultados e emitir documentos como extrato de pagamento, Imposto de Renda e o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que reúne todos os vínculos empregatícios e contribuições do segurado.

Serviços além do básico

O Meu INSS também permite simular a aposentadoria, muitas vezes já com estimativa do valor do benefício, atualizar dados cadastrais, pedir revisão de proventos, apresentar recursos contra decisões do INSS e cadastrar ou renovar procuração e representante legal. Para acessar os serviços, é necessário ter uma conta no portal Gov.br.

Outras funcionalidades incluem a consulta de empréstimos consignados ativos, taxas de juros praticadas por bancos conveniados e o desbloqueio para operações com desconto em folha, procedimento que exige biometria. A plataforma também é utilizada para a prova de vida, além de disponibilizar a lista de agências da Previdência e o calendário anual de pagamentos. Uma assistente virtual, chamada Helô, auxilia os segurados com dúvidas frequentes.

Recentemente, o Meu INSS passou a oferecer ainda a consulta e contestação de descontos associativos feitos sem autorização. O instituto está devolvendo valores descontados indevidamente entre 2020 e 2025, e a adesão ao acordo de ressarcimento pode ser feita diretamente pela plataforma.

Consulta de extratos e correção de dados

Um dos serviços mais utilizados é o acesso ao CNIS, que permite verificar se o empregador está recolhendo corretamente as contribuições e consultar todos os vínculos e remunerações. Caso haja informações incorretas, o segurado pode solicitar a correção de dados, funcionalidade liberada desde dezembro de 2024, antes mesmo do pedido de aposentadoria, mediante envio de documentos comprobatórios.

Outro documento importante disponível é a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), usada para levar o tempo contribuído ao INSS para outro regime previdenciário, como o Regime Próprio dos servidores públicos. O sistema também possibilita consultar o extrato de pagamento mensal e a carta de concessão do benefício, documento essencial para comprovação de renda ou pedidos de revisão.

Prova de vida domiciliar

Para segurados acamados ou impossibilitados de se locomover, o Meu INSS permite solicitar a prova de vida domiciliar ou hospitalar. O pedido é feito on-line, com a apresentação de atestado médico recente, garantindo o direito ao benefício sem a necessidade de deslocamento.

Funcionalidades pouco conhecidas

Além dos serviços mais comuns, a plataforma permite até desistir, suspender ou encerrar benefícios, cumprir exigências do INSS de forma on-line e informar o recebimento de benefícios de outros regimes previdenciários. Esse último serviço é obrigatório, por exemplo, para beneficiários de aposentadoria por incapacidade permanente que também recebem pensão ou aposentadoria de outro sistema.

Com a ampliação contínua das funcionalidades, o Meu INSS se consolida como uma ferramenta essencial para modernizar o atendimento previdenciário, oferecendo mais agilidade, transparência e comodidade aos milhões de segurados em todo o país.

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics