Trump diz que EUA vão administrar a Venezuela após invasão e captura de Nicolás Maduro
Presidente afirma que país ficará sob controle norte-americano até uma “transição segura” e anuncia controle do setor petrolífero

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que o governo norte-americano passará a administrar a Venezuela após a invasão militar e a captura de Nicolás Maduro, até que seja realizada uma transição de poder que classificou como “segura, adequada e criteriosa”.
Em coletiva de imprensa transmitida de sua residência no resort Mar-a-Lago, na Flórida, Trump declarou que os Estados Unidos “já estão no país” e permanecerão no comando temporário. Segundo ele, a operação militar teria neutralizado completamente as defesas venezuelanas, sem baixas ou danos ao equipamento americano.
Trump afirmou ainda que Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram capturados e indiciados pela Justiça dos EUA, no Distrito Sul de Nova York, por acusações relacionadas ao narcotráfico. Pouco antes da coletiva, o presidente publicou em sua rede social Truth Social uma suposta imagem de Maduro a bordo do navio militar USS Iwo Jima.
Além da questão política e militar, Trump deixou claro que o setor petrolífero venezuelano passará a ser controlado por empresas norte-americanas, prometendo investimentos bilionários para recuperar a infraestrutura e ameaçando uma nova ofensiva militar caso haja resistência interna.
As declarações elevam a tensão internacional e devem provocar forte reação de governos e organismos multilaterais diante da intervenção direta dos Estados Unidos em um país soberano.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!
