Alívio na conta de luz: Aneel anuncia bandeira verde em janeiro
Em dezembro, as contas de luz tiveram aplicação da bandeira tarifária amarela, que cobra R$ 1,885 a cada 100 KW/h consumido.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta terça-feira (23/12) que a conta de luz em janeiro terá bandeira verde, sem custo extra na cobrança das tarifas.
Agência destacou que, apesar das chuvas abaixo da média histórica para este período, entre os meses de novembro e dezembro ocorreu “manutenção do volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas”.
Desse modo, a Aneel afirma que não haveria necessidade de acionar as usinas termelétricas em janeiro na mesma quantidade de dezembro, geração de energia esta que é mais cara.
A última vez que a bandeira tarifária esteve verde foi no mês de abril. Em dezembro, as contas de luz tiveram aplicação da bandeira tarifária amarela, que cobra R$ 1,885 a cada 100 KW/h consumido.
“A Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis. A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”, pontua a agência em nota.
Porém, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) alertou nesta terça que as chuvas que chegarão às usinas hidrelétricas em janeiro deverão ficar abaixo da média histórica em todos os subsistemas do país.
Apesar da expectativa de chuvas, os principais reservatórios de usinas do país, concentrados no Sudeste/Centro-Oeste, devem alcançar 53,5% da capacidade ao final de janeiro, cerca de 10 pontos percentuais acima do nível registrado no início desta semana.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!