Funcionários da Caixa são alvo de operação da PF por fraude que desviou mais de R$ 1 milhão na Bahia

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11/12), uma operação contra um grupo criminoso especializado em fraudes bancárias que utilizava falsificação de biometria para se passar por clientes idosos, muitos deles com mais de 100 anos, titulares de contas com altos valores e baixa movimentação.
À frente da Casa Legislativa, Bilu faz balanço de 2025 e projeta novas metas para 2026
Segundo a PF, o esquema causou prejuízo superior a R$ 1 milhão apenas em contas de correntistas da Bahia.
A investigação começou após uma comunicação da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude (CEFRA), da Caixa Econômica Federal, que identificou irregularidades no cadastramento de dados biométricos facial e digital.
Os investigados realizavam cadastros biométricos fraudulentos em agências da Caixa no Pará, utilizando pessoas jovens para se passarem por correntistas idosos. Após a inclusão da biometria falsa, pagamentos e saques eram feitos de forma sucessiva em casas lotéricas, além de depósitos em contas controladas pela organização criminosa.
Parte dos envolvidos é composta por empregados recém-contratados da Caixa, que utilizavam o acesso interno para facilitar a prática das fraudes.
Até o momento, cerca de 20 contas foram identificadas como fraudadas. Elas eram vinculadas a agências da Caixa nas cidades de:
- Salvador
- Guanambi
- Serrinha
- Eunápolis
- Feira de Santana
- Castro Alves
- Cachoeira
- Euclides da Cunha
- Conceição do Coité
- Itamarajú
Estão sendo cumpridos dois mandados de suspensão do exercício de função pública contra empregados da Caixa e três mandados de busca e apreensão em Belém e Dom Eliseu, no Pará. A Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias dos investigados para descapitalizar o grupo.
Os mandados foram expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Paragominas (PA).
Os investigados poderão responder por furto mediante fraude, associação criminosa e outros crimes previstos na legislação penal.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!