Justiça anula júri popular que absolveu Iuri Sheik por morte de empresário

A Justiça da Bahia anulou, nesta terça-feira (9/12), o júri popular que havia absolvido o influenciador digital Iuri Santos Abraão, conhecido como Iuri Sheik, pela morte do empresário William de Oliveira. O crime aconteceu durante os festejos de São João de 2019, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano.
Do pequeno hortifruti ao supermercado premiado: a evolução do Empório das Frutas
A decisão é do desembargador Eserval Rocha, que acolheu um recurso da acusação apontando que o veredito do júri de maio deste ano teria sido contrário às provas apresentadas no processo. A defesa discorda da avaliação e informou que já recorreu da decisão.
Com a anulação, um novo julgamento deverá ser marcado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
Relembre o júri anulado
O júri que absolveu Iuri Sheik aconteceu em 20 de maio e teve duração de cerca de 10 horas. Na ocasião, sete jurados decidiram por maioria aceitar a tese da defesa, que alegava legítima defesa.
Durante o depoimento, que durou aproximadamente uma hora, Sheik admitiu ter atirado contra o empresário, mas afirmou que a arma utilizada não era dele, e sim da vítima. O influenciador disse ainda que se sentiu ameaçado após um desentendimento entre ambos no início da noite de 23 de junho de 2019.
No tribunal, o influenciador foi recebido com hostilidade por pessoas que acompanhavam o julgamento, sendo chamado de “assassino”.
A mãe de William, Nélia de Oliveira, acompanhou o júri e voltou a demonstrar indignação após a absolvição. “Eu sei que vai fazer seis anos, mas para mim é como se fosse ontem, gente! Não existe época para você ter sentimento da falta do seu filho”, disse, emocionada.
Como aconteceu o crime
Segundo as investigações, Iuri Sheik e William de Oliveira se encontraram em uma festa tipo paredão durante o São João de 2019. No início, chegou a ser ventilado que o crime teria começado por causa de uma briga de trânsito, mas a versão foi descartada.
O inquérito apontou que o homicídio foi motivado depois que William negou um aperto de mão de Iuri. Após o desentendimento, o influenciador teria pegado uma arma e disparado duas vezes contra o empresário.
William foi levado ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, passou por cirurgia, mas morreu dois dias após ser baleado. Ele deixou esposa e três filhas, uma delas com apenas 40 dias.
Após o crime, um mandado de prisão preventiva foi expedido, e Iuri Sheik se apresentou à polícia três dias depois. Ele ficou preso no Complexo Penitenciário da Mata Escura entre 2019 e 2020, quando foi solto por decisão judicial e passou a responder em liberdade.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!