Operações por disputa de terras resultam na prisão de cacique e apreensão de armas

Duas operações policiais foram deflagradas na manhã desta terça-feira (9) para apurar conflitos ocorridos entre produtores rurais e grupos indígenas no extremo sul da Bahia, em episódios registrados em outubro deste ano. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), um cacique foi preso e outras cinco pessoas são consideradas foragidas.

6ª Montaria Solidária do Grupo Os Mosqueteiros acontece no dia 14 de dezembro em Oliveira dos Campinhos

A primeira operação, batizada de “Sombras da Mata”, é resultado das investigações sobre o ataque que terminou com a morte de dois produtores rurais e deixou um terceiro gravemente ferido em 28 de outubro, no município de Itamaraju.

Segundo a SSP-BA, o crime ocorreu durante a invasão de uma propriedade rural por um grupo que se apresentava como indígena. Três pessoas chegaram a ser presas em flagrante no dia do ataque, mas foram liberadas posteriormente por questões processuais.

Durante as apurações, a polícia identificou os supostos mandantes da invasão, além dos homens que teriam efetuado os disparos contra as vítimas. Entre os alvos está o cacique Joel Brás, que foi preso nesta terça-feira.
No total, a Justiça expediu seis mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão relacionados à operação. Até as 7h30, policiais haviam apreendido 13 armas de fogo.

A segunda frente de ação, nomeada “Tekó Porã”, investiga um ataque a tiros contra indígenas da Aldeia KAI, ocorrido em 1º de outubro, no distrito de Cumuruxatiba, em Prado.

Na ocasião, os indígenas estavam em uma propriedade rural após uma ação de “retomada”. As investigações indicam que os suspeitos pretendiam expulsar o grupo e desocupar a área. Dois indígenas ficaram feridos por disparos de arma de fogo.

Nesta operação, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas residências dos possíveis mandantes e executores do ataque.

As duas ações integram um esforço articulado das forças de segurança para conter a escalada de violência na região, marcada por intensas disputas territoriais entre produtores rurais e comunidades indígenas.

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics