Odvan mandou matar mulher à distância enquanto comandava facção criminosa
“Aluno” foi capturado em Florianópolis e é apontado como mandante do feminicídio de Rebeca Barbosa

Um homem apontado como líder de uma organização criminosa que atuava em Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Feira de Santana foi preso nesta segunda-feira (8), em Florianópolis. O investigado, Odvan Pereira de Santana, conhecido como “Aluno”, tinha mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça da Bahia.
Segundo o delegado Idelfonso Monteiro, mesmo morando fora do estado, Odvan comandava o tráfico à distância, autorizando execuções, punições internas e ações de intimidação. Entre os crimes atribuídos a ele está o feminicídio de Rebeca Barbosa, ocorrido em outubro de 2025, cuja ordem para a execução partiu de uma ligação telefônica feita pelo próprio líder, após pedido de um subordinado.
Ainda de acordo com o delegado, a facção possuía gerentes locais responsáveis pelo tráfico, enquanto Odvan atuava como “tribunal do crime”, autorizando mortes, tentativas de homicídio, sequestros e cárcere privado. Ele também é acusado de seguir ordenando crimes mesmo após fugir do presídio de Feira de Santana em 2020.
A prisão foi realizada na comunidade Chico Mendes e contou com atuação integrada da Polícia Civil da Bahia, Polícia Civil de Santa Catarina, Polícia Militar de Santa Catarina e das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco).
Odvan permanecerá à disposição da Justiça e deverá ser transferido para a Bahia, onde responderá por feminicídio, tentativas de homicídio e organização criminosa.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!
