Prefeitura de Amélia Rodrigues realiza mobilização em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Amélia Rodrigues promoveu, nesta quarta-feira (3/12), uma grande ação em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Educação (Semear) em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Semas) e com a Secretaria de Saúde (Sesau), reforçou o compromisso do município com a inclusão, acessibilidade e valorização das pessoas com deficiência. O tema deste ano foi: “Deficiência não define. Oportunidade transforma!”.
Prefeito João Bahia discute demandas prioritárias para Amélia Rodrigues em reunião na SERIN
A programação teve início com uma caminhada de sensibilização, que saiu da Praça do Cruzeiro em direção à Praça Schitini. O encontro reuniu estudantes, famílias, educadores e a comunidade escolar. Posteriormente, o público acompanhou uma apresentação cultural da Cria Aurora, com dança inclusiva.

Ainda pela manhã, houve uma roda de conversa sobre o tema e a abertura de estandes das secretarias envolvidas. A Sesau apresentou trabalhos produzidos pelos pacientes dos CAPS. Já a Secretaria de Educação exibiu atividades realizadas por alunos da rede municipal, enquanto a Semas também apresentou ações desenvolvidas na área socioassistencial.

No período da tarde, a mobilização seguiu com uma roda de conversa reunindo pessoas com deficiência e mães atípicas, além de mais uma apresentação cultural, reforçando a importância da expressão artística como ferramenta de inclusão.

A secretária de Educação, Gilmara Belmon, ressaltou que a ação foi construída de forma colaborativa e que nasceu do diálogo com pessoas com deficiência do município. “É uma alegria muito grande para nós realizar essa grande mobilização, neste 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Esta ação foi idealizada por Raimunda Batista, assistente social, pessoa com deficiência, que desde a Flicar vem interagindo conosco e propondo iniciativas”, afirmou.
Gilmara também destacou a importância de ampliar o debate sobre inclusão. “Esse evento nos convida a refletir sobre a existência e a reexistência das pessoas com deficiência, sobre os seus direitos e sobre o papel de cada cidadão e também do poder público em relação ao direito das pessoas com deficiência.”

A primeira-dama Célia Bahia pontuou a importância da sensibilidade do poder público para promover visibilidade e oportunidades às pessoas com deficiência.
“É muito importante que o gestor tenha sensibilidade. Tenho visto João muito preocupado com todas as causas levantadas e isso me deixa feliz. A acessibilidade e a oportunidade são fundamentais para que cada pessoa possa mostrar do que é capaz”, disse.

A assistente social Raimunda Batista, mulher com deficiência física (tetraplegia) e idealizadora do projeto, reforçou a importância de incentivar a participação das pessoas com deficiência na comunidade.
“Este projeto estava na minha cabeça há muitos anos. Achei que não conseguiria colocar em prática, até que chegou Gilmara com a oportunidade de apresentar essa proposta. Quero mostrar para a comunidade que pessoas com deficiência precisam sair de casa. Muitas vezes somos feridos pelo capacitismo e pela crítica. Esta ação vai ecoar por toda Amélia Rodrigues e não vai parar aqui”, declarou.

A fisioterapeuta Kátia Lacerda, responsável pelo atendimento domiciliar no município, ressaltou que momentos como este fortalecem o reconhecimento e a valorização das pessoas com deficiência.
“Este evento traz visibilidade para nós, pessoas com deficiência, mostrando nossa capacidade, pois somos importantes para a sociedade e muitas vezes somos invisibilizados. A prefeitura vem fazendo um trabalho importante de inclusão. Fazer um evento como este, que não é visto em outros locais, mostra a importância que eles dão a este tema”, observou.

Inclusão e consciência
Criado para promover reflexão, empatia e ação, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência destaca a necessidade de garantir participação plena à sociedade com acessibilidade, dignidade e igualdade de oportunidades. A data incentiva o debate sobre direitos, valoriza talentos e potencialidades, e contribui para o combate ao preconceito e às barreiras sociais.
ASSISTA
Ver essa foto no Instagram
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!