Vereador Teonis Lins apresenta Moção de Aplausos a estudantes e professores por conquistas científicas que projetam Amélia Rodrigues internacionalmente

A Câmara de Amélia Rodrigues aprovou, durante a 31ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (2/12), uma Moção de Aplausos apresentada pelo vereador Teonis Lins (PSD) em homenagem aos alunos e professores do Colégio Estadual de Tempo Integral de Amélia Rodrigues (CEAR) que conquistaram expressivo reconhecimento nacional e internacional por meio de projetos autorais desenvolvidos e apresentados na Feira Internacional de Ciências e Aprendizagens da Bahia (FICA 2025).
Durante o discurso, o vereador elogiou o avanço da pesquisa escolar no município e o compromisso de estudantes e educadores com a produção de conhecimento, cultura e ciência. Estiveram presentes na sessão a professora e orientadora Iraildes de Jesus dos Santos, os professores coorientadores Airan Alcântara e Tenivâm Lins, além da diretora do CEAR, professora Lucidalva Boaventura, que acompanham diretamente o desenvolvimento dos alunos.
Teonis exaltou o impacto das conquistas para o município. “Isso é um ganho, é um orgulho para Amélia Rodrigues Essa conquista mostra o quão importante é o compromisso dos professores e alunos Fiquei muito orgulhoso e feliz”, afirmou.
Projetos homenageados
A Moção contempla três produções autorais desenvolvidas pelos estudantes:
- “Herança Cultural, Devoção e Fé: Os 109 Anos da Lavagem do Cruzeiro de Amélia Rodrigues”, orientado por Iraildes de Jesus dos Santos, com coorientação de Airan Santos Alcântara e Tenivâm Lins Freitas. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Alice Victoria de Jesus Souza, Carla Monik Santos Silva e Richarlyson Mendonça Alves.
- “Cultura da Resistência: O Afroempreendedorismo na Comunidade Remanescente da Pinguela em Amélia Rodrigues”, orientado por Iraildes e desenvolvido pelos estudantes Alice Victoria de Jesus Souza, Gabriel Ferreira dos Anjos e Tenilson Araújo Teles.
- “Blog Conexão Escolar CEAR”, orientado por Iraildes e realizado pelos alunos Alice Victoria de Jesus Souza, Gabriel Ferreira dos Anjos e Tenilson Araújo Teles. O projeto conquistou 1º lugar geral na categoria Tecnologias e Protagonismo Juvenil da FICA 2025.
Credenciais internacionais
A partir das apresentações realizadas na FICA 2025, os trabalhos receberam credenciais para representar Amélia Rodrigues em importantes eventos científicos internacionais e nacionais, entre eles:
- Encuentro Juvenil Latino Americano de Ciencia y Tecnología 2026, no Equador;
- XXIII Encuentro Internacional de Semilleros de Investigación, em Córdoba, Argentina;
- Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí, em Belém do Pará;
- Escola Santa Ana/Mundial, em Valparaíso, Chile.
O vereador ressaltou, ainda, que as conquistas marcam um capítulo importante na história educacional do município. “Apresento essa moção cm muito orgulho, porque é um marco para a educação de Amélia Rodrigues. O CEAR, junto com a professora Iraildes, a diretora Lucidalva, Tenivâm, e os alunos que eu citei, estão fazendo parte hoje da história do município”, concluiu.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!