Operários da construção civil que atuam nas obras da BYD realizam protesto por melhores condições de trabalho

Um grupo de trabalhadores da construção civil que atua nas obras da BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, voltou a protestar na manhã desta quarta-feira (3/12). A manifestação ocorre um dia após o primeiro ato, realizado na terça-feira (2), e novamente bloqueia, de forma pacífica, o acesso ao complexo industrial, provocando retenção de veículos.

Coopercar recebe prêmio “Melhor dos Melhores 2025” em celebração aos 19 anos de liderança na proteção veicular

Dezenas de manifestantes ocuparam a via reivindicando melhorias nas condições oferecidas pela empresa responsável pela obra. Entre as principais reclamações estão a ausência de café da manhã adequado, especialmente aos sábados, a redução de 30% em um benefício pago anteriormente aos trabalhadores, a falta de banheiros próximos aos postos de serviço, obrigando longas caminhadas, além de deficiências em estruturas como refeitório e áreas de apoio.

De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Camaçari e Região (SINDTICCC), Antônio Ubirajara, a manifestação não foi organizada pela entidade sindical.

Na manhã desta quarta-feira, representantes da empresa informaram ao grupo que, naquele momento, apenas a classe sindical poderia conduzir negociações oficiais. Foi destacado que outra classe presente estaria representando os trabalhadores, mas que seria necessário um alinhamento entre ela e o sindicato para dar andamento às tratativas.

A empresa informou aos trabalhadores que três reivindicações já estão em andamento: novos banheiros químicos foram solicitados com aumento de unidades, bebedouros foram instalados na terça-feira e dois ônibus extras serão incorporados ao transporte interno a partir de segunda-feira (8).

Os representantes também garantiram que não haverá descontos pelos dias de protesto e que as demais demandas serão encaminhadas aos líderes para novas deliberações. Porém, reforçou que o acesso ao complexo não pode ser bloqueado, pois isso compromete o funcionamento da operação e dificulta o avanço das negociações.

Foi também reforçado que melhorias no canteiro, incluindo ampliação da área de vivência, já estavam no plano de obras e devem ser concluídas até segunda-feira.

 

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics